“Vilões, ah, os vilões… Seres incompreendidos e moralmente duvidosos, capazes das ações mais mesquinhas para chegar ao seu objetivo sem se importar com as consequências para os inocentes ou para o mundo inteiro. Ser vilão é trazer à tona o que há de pior na humanidade, o monstro adormecido e sentimentos constantemente reprimidos para realizar as maiores barbaridades que alguém pode cometer. Que tipo de vilões da cultura pop são seus favoritos? Lembrando que é só na ficção ou no jogo, nada de começar a cometer crimes por aí.”

Se há personagens que são muito atraídos por fãs de cultura nerd, são os vilões. Alguns deles têm a capacidade de roubar os aplausos dos heróis protagonistas, com suas tiradas sádicas e algumas verdades sendo jogadas na cara da sociedade. Eles podem causar genocídios em nome de seus objetivos, podem manipular, seduzir, envenenar e causar tragédias para conseguir o que desejam.

Vamos falar um pouco sobre vilões da cultura pop e suas motivações, que podem servir na hora de pegar inspiração para criar sua própria história ou campanha de RPG. Não há muitas novidades nesse quesito, mas vamos descrever aqui algumas motivações “vilanescas” como forma de expandir as possibilidades de jogo em seu sistema favorito.

1. Vilão vingativo

Há vilões da cultura pop (e vilãs também!) que surgem por que sofreram violência física, foram escravizados, torturados, tiveram seus entes queridos tirados à força e, por isso, acabaram perdendo a fé na humanidade e decidiram se vingar, mas de todo o mundo.

Na mente dos vilões vingativos, todos são culpados pela sua desgraça e precisam pagar pelo que ele sofreu. Vilões conhecidos com essa motivação: Darth Vader (Star Wars), Sephiroth (Final Fantasy VII), Conde Drácula (Castlevania da Netflix).

viloes-da-cultura-pop-vaderviloes-da-cultura-pop-sephirothviloes-da-cultura-pop-dracula

2. Vilão motivado por ambição

A tomada do poder, dominação de reinos, países ou do mundo inteiro, a motivação da vilania está em receber o status de rei, governante e adquirir influência, causando o temor dos inimigos e dos subalternos. A humanidade ou qualquer civilização a seus pés, controle sobre a população e os recursos dos céus, terra e mar. Vilões conhecidos com essa motivação: Loki (Marvel), Kefka (Final Fantasy VI), Lex Luthor (DC).

viloes-da-cultura-pop-loki viloes-da-cultura-pop-kefkaviloes-da-cultura-pop-luthor

3. Vilão revolucionário

Às vezes as situações da vida, tanto na realidade quanto na ficção, obrigam alguém a agir de maneira considerada inaceitável. Sejam contra leis tirânicas que forçam à cometer atos criminosos ou simplesmente por não ter a liberdade de ir e vir.

Assim, contra as regras impostas pelo mundo, elas precisam ser derrubadas à qualquer custo, mesmo que vidas sejam destruídas e o mundo possa vir à pó neste processo. Vilões conhecidos com essa motivação: Magneto (X-Men), Palpatine/Darth Sidious (Star Wars) e Big Boss (Metal Gear).

viloes-da-cultura-pop-imperador viloes-da-cultura-pop-magneto viloes-da-cultura-pop-bigboss

4. Amor bandido

Quem disse que o amor sempre leva ao felizes para sempre? Quando o amor vem a se tornar algo que é o único motivo existencial do personagem e esse sentimento não é correspondido, a rejeição passa a ser uma ferida muito poderosa no indivíduo. O que era amor acaba por se tornar obsessão, crueldade e mágoa.

Há também aqueles que se apaixonam justamente pelo personagem sádico, cruel e maligno e fazem de tudo para estar junto deles ou aqueles que se tornaram vilões para salvar um ente querido. Vilões conhecidos com essa motivação: Arlequina (Batman), Karin (Naruto) e Mr. Freeze (Batman).

viloes-da-cultura-pop-arlequina viloes-da-cultura-pop-karin viloes-da-cultura-pop-mrfreeze

5. Vilão motivado pela insanidade ou pura maldade

Psicopatas, perversos, a insanidade é uma forma de existência e mostram isso em suas ações destrutivas. O mundo não entende sua lógica e danem-se todos, os vilões loucos são enigmáticos e podem cometer crimes pelo puro prazer de cometê-los ou simplesmente para ver o circo pegar fogo.

Se ouvem vozes em sua mente ordenando queimar toda a cidade, vão fazê-lo por que podem ou acham que podem. É possível que tenham encontrado prazer em torturar, matar e sentir prazer com isso por terem sofrido esse tipo de abuso ou, simplesmente, por tais atos serem considerados bizarros ou incompreensíveis para a mente sã.

Vilões conhecidos por essa motivação: Coringa (Batman) eVaas Montenegro (Far Cry 3).

viloes-da-cultura-pop-coringa viloes-da-cultura-pop-vaas

Querendo dicas para interpretar personagens insanos no RPG? Então pare de procurar e leia esse texto!

6. Vilões que são criaturas malignas

Criaturas malignas como vampiros, demônios, entidades cósmicas, devoradores de mundos, fantasmas, zumbis, bruxas monstruosas e muitos outros de variadas mitologias. Essas são as criaturas das trevas que desejam dominar a luz, a vida ou se alimentar dos seres vivos, absorver suas almas, além de adquirir mais poder.

Também existem as criaturas amaldiçoadas que só querem perpetuar a sua desgraça como os lobisomens ou os vampiros da literatura gótica, por exemplo. Vilões conhecidos desses gêneros: Cthulhu (Call of Cthulhu), Demogorgon (Stranger Things).

viloes-da-cultura-pop-cthulhu viloes-da-cultura-pop-demogorgon

7. Vilões por servidão

Esses vilões são assim por estarem diretamente ligados – seja por um pacto ou pura fidelidade – a um vilão maior. A lealdade e a fidelidade à causa que o “mestre” ou “deus” representa é algo poderoso para esse tipo de vilão. Vilões conhecidos por essa motivação: Morte (Castlevania), Forças Especiais Ginyu (Dragon Ball Z), Kimimaro Kaguya (Naruto)

viloes-da-cultura-pop-morte viloes-da-cultura-pop-ginyu viloes-da-cultura-pop-kaguya

8. Vilões “mercenários”

Esses personagens nem são vilões propriamente ditos – alguns deles já ajudaram os heróis! -, mas pelo preço certo podem fazer tanto o bem quanto o mal. O que importa é quem paga mais ou o quanto de ganho que terão, dependendo da interpretação.

Apesar de egoístas, são os tipos de vilões mais multifacetados, pois até mesmo grupos de mercenários podem ter seus limites e regras para atos de vilania, mesmo quando o pagamento é alto. Mas como o assunto aqui é sobre vilões, podemos tirar um pouco mais dessas questões morais dos personagens. Vilões conhecidos: Mulher-Gato (Batman) e Mercenário (Demolidor)

viloes-da-cultura-pop-mulhergato viloes-da-cultura-pop-mercenario

Saiba mais sobre vilania e RPG nesses textos do Hobbismo:

Quais vilões da cultura pop são seus favoritos?

Quais tipos de vilões da cultura pop vocês gostam ou gostariam de interpretar em uma mesa de RPG ou em algum videogame? Houve algum vilão marcante na sua vida? Conte para gente!

https://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2017/10/DarthVader-e1476319756539.jpghttps://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2017/10/DarthVader-e1476319756539-150x150.jpgRick ValerioDiversos'Vilões, ah, os vilões... Seres incompreendidos e moralmente duvidosos, capazes das ações mais mesquinhas para chegar ao seu objetivo sem se importar com as consequências para os inocentes ou para o mundo inteiro. Ser vilão é trazer à tona o que há de pior na humanidade, o monstro adormecido...Tudo sobre seus hobbies em um só lugar!