Os boardgames – ou jogos de tabuleiro – voltaram a ser febre nos últimos anos, com o hobby em alta desde meados de 2013 aqui no Brasil, se não antes. Como um jogo social, ou seja, que deve ser jogado presencialmente com um grupo, normalmente são formados através de alguém no seu grupo de amigos que passa a curtir o hobby, gasta muito dinheiro com isso e, de quebra, te convence a se juntar. Com o grupo formado e muitas sessões depois, certos padrões de comportamento, dos engraçados aos mais irritantes, começam a surgir. Baseado nisso, montamos uma lista com os 9 tipos de boardgamers mais comuns!

1. A pressa é “amiga” da perfeição

tipos-de-boardgamers-apressado

Não importa o seu nível de entendimento de um jogo, quanto mais rápido você jogar, melhor. Nem mesmo se sua jogada tiver de ser alterada por conta de uma ação inesperada, já deveria ter todas as alternativas em sua mente e não levar mais que 3,14 segundos jogando. Para não dizer que estamos sendo demasiado cruéis com esse tipo de jogador, eles dão uma colher de chá para os novatos sim: ao invés de 3,14 segundos, eles cedem 7,28…mas apenas na primeira rodada!

2. Zen-Xadrezista

tipos-de-boardgamers-xadrezista

O exato oposto do anterior, o zen-xadrezista consegue irritar até mesmo os mais tranquilos. Enquanto o anterior espera que você já tenha tudo pronto e levado em consideração todas as ações, o zen-xadrezista espera apenas a rodada dele para fazer todas estas considerações. Alguns podem dizer que aguardar e pensar bastante sobre seus passos possa ajudar na vitória mesmo que irritante, mas existe um sério problema quando uma jogada de Zombie Dice leva mais de 10 minutos…

3. “Coompetitivo”

tipos-de-boardgamers-coompetitivo

Não erramos na grafia. O “coompetitivo” é aquele que não muda sua forma de jogar em games cooperativos. Isso significa que, não importa seu papel na equipe, você deverá obrigatoriamente passar todos os buffs e equipamentos para ele ser o herói da partida. Mas não ache que jogar da maneira dele pode te salvar: se seu personagem precisar morrer para salvar a pele dele, ele te sacrifica em um piscar de olhos.

4. Não sei, sou de Humanas

tipos-de-boardgamers-humanas

Veio pelo social, afinal, seus amiguinhos foram abduzidos pela febre e ainda quer participar dos rolês. O problema é que a falta de competitividade dessa pessoa pode ocasionar em travas no gameplay ou revolta dos competidores, que acham – e algumas vezes estão certos – que a pessoa não está levando a brincadeira a sério. No entanto, é um bom team-player em jogos cooperativos e é aquela pessoa que vai dobrar um bocado para deixar a galera no clima do jogo, colocando trilhas sonoras de acordo com o jogo ou trazendo o bem-vindo lanche.

5. Traíra

tipos-de-boardgamers-traira

Não se sabe o motivo, mas o Traidor sempre está sob suspeita em jogos cooperativos com essa mecânica. Normalmente, o jogador “Coompetitivo” acaba recebendo esse estereótipo a tiracolo, mesmo que não o seja. Afinal de contas, ficar pedindo para todo mundo o deixar superpoderoso é uma atitude bem suspeita. Mas o tiro muitas vezes sai pela culatra: como está sempre sob suspeita, acaba perdendo o jogo por todo mundo acertar de cara que é o traidor. Mas isso não é o pior: os vira-casacas da partida acabam se dando bem porque o jogador com esse estereótipo sempre fica sob os holofotes, ou até mesmo sendo morto pelos aliados!

6. Matou aulas de interpretação

tipos-de-boardgamers-masdecisoes

Nós tomamos más decisões

Não importa o quão brilhante possa ser (ou não), esse estereótipo sempre destrói sua própria estratégia ao interpretar errado uma regra importante. O problema é que, normalmente, já é tarde demais para consertar as coisas e ainda tentar vencer.

7. Zumbi

tipos-de-boardgamers-zumbi

Dos tipos de boardgamers, esse se anima demais com uma noite de jogatina entre os amigos. Tanto que nunca quer parar, independente de quantas horas de sono teve na noite anterior ou seu próprio nível de cansaço. O resultado: às três da manhã já está caindo de sono em cima da mesa, quase babando todos os componentes. Difícil é ver alguém dormindo e continuar a jogatina com todo esse sono…

8. “Não me explicaram essa regra, vamos ter que voltar os cinco turnos”

tipos-de-boardgamers-objecao

Não ouse esquecer qualquer detalhe da regra quando explicar para estes tipos de boardgamers, pois ao mínimo sinal de erro ele irá reclamar daquele turno – que aconteceu há 10 turnos atrás – que fez um movimento equivocado. Isso acontece pois ele exigirá que o grupo volte todas as ações anteriores para que possa jogar da maneira correta. Nem experimente retrucar.

9. Sabe de nada, inocente

tipos-de-boardgamers-inocente

É aquele jogador que passou a lista toda rindo e se lembrando do seu grupo e de quão legal e fora desses estereótipos ele é. Tenho uma má notícia para você: enquanto você ri do grupo, seus companheiros de jogatina já te incluíram no mínimo em 3 dos estereótipos que descrevemos ali em cima. Eu incluso.

Quais tipos de boardgamers identificou nessa lista?

Baseado em nossas próprias experiências, montamos essa lista com o propósito de dar umas boas risadas, se reconhecer – e acabar rindo também de si – e marcar aquele amigo sem noção para tirar uma com sua cara. Quais desses tipos de boardgamers se identificou? Possui mais algum estereótipo que gostaria de ver nessa lista? Comente e se divirta conosco!

Veja também:

https://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Village_Board_Game_-_2-980x450.jpghttps://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Village_Board_Game_-_2-980x450-150x150.jpgFilipe SallesBoardgameSliderBoardgameOs boardgames - ou jogos de tabuleiro - voltaram a ser febre nos últimos anos, com o hobby em alta desde meados de 2013 aqui no Brasil, se não antes. Como um jogo social, ou seja, que deve ser jogado presencialmente com um grupo, normalmente são formados através de...Tudo sobre seus hobbies em um só lugar!