Druidas, patrulheiros – conhecidos também como rangers – e xamãs são personagens selvagens no RPG, principalmente utilizados em jogos de fantasia medieval. Eles representam e defendem as forças da natureza em seus mundos.

Os druidas são como os clérigos ou sacerdotes de outras divindades, porém, evocam as forças primordiais da natureza. Enquanto isso, patrulheiros são os guerreiros rastreadores com variadas habilidades de sobrevivência e combate. Já os xamãs se assemelham aos bruxos, incorporando espíritos selvagens e totens poderosos para auxiliar sua tribo.

Vamos falar sobre as características que atraem jogar com esses tipos de selvagens no RPG. Sabemos que, em sua maioria, são adequados para fantasia medieval, mas nada impede de serem usados em outros tipos de campanha, com as devidas adaptações em cenários como o Blades in the Dark, por exemplo.

selvagens no rpg elfo

“A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas.”  – Saint-Pierre

Conheça os celtas, inspirações para personagens selvagens no RPG

A civilização celta integrava uma das mais ricas do continente europeu, tendo seu desenvolvimento reconhecido na Idade do Ferro por trazerem novas técnicas de metalurgia e o uso do idioma céltico. A composição dos povos celtas era peculiar tendo em vista que eram subdivididos em tribos, como: os gauleses, bretões, belgas, gálatas, eburões e trinovantes. Muitos backgrounds de personagens no RPG são inspirados em lendas dessa cultura.

selvagens no rpg celtas

A expansão comercial dos materiais de origem celta passou por várias regiões da Europa. A sociedade era organizada em tribos ou clãs que mantinham as tradições de seu povo de forma oral e pouco se tem registrado quaisquer documentos da sua era. Há quem diga que algumas tradições celtas permanecem vivas em determinadas regiões da Irlanda, que há possibilidade de serem descendentes desses povos.

Infelizmente, a cultura dos celtas se perdeu muito devido à invasão romana aos seus territórios, pois os mesmos pouco registraram de sua escrita ou história. O que temos atualmente são materiais que os historiadores conseguiram recuperar com muita pesquisa arqueológica.

Seus territórios compreendiam regiões da Alemanha, Holanda, Dinamarca, França, Escócia e Inglaterra. Mas a Irlanda foi intitulada mais forte culturalmente no quesito herança celta, uma das maiores inspirações para a criação dos personagens selvagens no RPG e, inclusive, uma fonte de inspirações para diversos tipos de bruxas no RPG.

A religião dos druidas

A presença dos servos da natureza – os druidas – eram figuras de suma importância para as tribos celtas. Ser um druida significava ter acesso à sabedoria primordial e respeito por terem conhecimentos médicos, espirituais e históricos como acervo de tal título.

Eram considerados como os principais detentores do conhecimento para a sociedade celta, sendo desde médicos, filósofos, artistas ou bardos, que também falaremos sobre eles em outro artigo. Por isso, tinham protagonismo na civilização e até outros povos os respeitavam por seus mistérios e conhecimentos. O mesmo acontece, já que é uma das mais aceitas classes de selvagens no RPG.

selvagens no rpg deuses celtas

Eles acreditavam em vários deuses e entidades cósmicas com poderes únicos e tinham influência em todo o ciclo da vida, desde o início da vida até a morte. Nos povos celtas, a figura dos druidas era mais importante que a dos reis, pois eram considerados como mensageiros dos deuses. A tendência é que repitam esse papel em algumas sociedades selvagens no RPG.

Os deuses da religião celta eram muito numerosos, tendo em vista que cada região ou clã possuía seu próprio panteão, ou seja, fica deveras complicado listá-los. Mas os deuses louvados simbolizavam caráter animista, dualista – entre o masculino e o feminino -, naturalista e voltado para a magia.

Exemplos de personagens da ficção famosos que trazem esses aspectos são o sábio Merlin e a misteriosa Morgana le Fay, segundo a leitura da autora Marion Zimmer Bradley em As Brumas de Avalon. A obra é uma das principais a mostrar personagens semelhantes ao que vemos entre os selvagens no RPG e é inspirado na lenda arturiana e a famosa espada mágica Excalibur!

selvagens no rpg merlinselvagens no rpg morgana

Druidas –  os sacerdotes das florestas

Sendo inspirado nos mitos celtas, a classe dos druidas foi construída como personagem jogável pela primeira vez no sistema Dungeons & Dragons. Jogar com personagens druidas, sobretudo em fantasia medieval, é se propor a proteger o equilíbrio entra a humanidade e as forças da natureza.

druidas no rpg radagast

Usando dos poderes da natureza, ela lhe confere habilidades elementais, transformação em animais ou em feras poderosas para combater os oponentes. Além disso, uma ótima lista de magias que auxiliam o personagem em suas aventuras.

Mas se engana quem acha que só existem druidas bonzinhos que protegem os animais. Muitos deles podem usar seus poderes para criar tempestades a fim de castigar aqueles que são inimigos dos povos druidas e dos selvagens no RPG. Eles também tem o poder de convocar feras para assassinar por motivos de vingança, por exemplo.

Existem vários sistemas que utilizam a figura do druida como um dos personagens selvagens no RPG. A principal referência é o D&D, que traz as habilidades construídas para o jogador usufruir na campanha.

Assim como em todas as outras classes do sistema, o druida também passou por modificações em cada edição desde sua aparição. Em sua quinta edição, é uma classe que continua tendo bastante sucesso entre os fãs do jogo e um dos tipos de personagem favorito entre as classes selvagens no RPG.

selvagens no rpg ficha druida

Patrulheiros ou Guardiões

Dentre as classes de selvagens no RPG, existem os Patrulheiros ou Guardiões. Eles são guerreiros sobreviventes que possuem habilidades variadas para lidar com locais de ambiente perigoso e, obviamente, selvagens. Apesar do mais destacado ser o Guardião da Floresta, existem outros tipos de Patrulheiros como: desertos, geleiras e montanhas, por exemplo.

São combatentes de valor e com habilidades bem úteis que também possuem ligação com as forças da natureza. Eles podem adquirindo companheiros animais que os compreendem e os seguem como aliados fiéis. Diferente dos druidas, os Guardiões são como guardas florestais e combatentes estilosos, além de possuírem magias próprias entre os selvagens no RPG.

selvagens no rpg rangers

Os patrulheiros são classes muito boas se usadas de forma sábia, pois possuem uma variedade de habilidades e poderes que são letais nas mãos certas. É o tipo mais equilibrado de personagem entre as classes de selvagens no RPG.

selvagens no rpg ficha ranger

Xamãs – Totens e sábios de tribos

O xamanismo é um termo utilizado para descrever práticas de curandeirismo e rituais envolvendo o mundo espiritual, seguindo filosofias de povos bárbaros. A figura do xamã é como um tipo de feiticeiro que entra em contato com espíritos de ancestrais e criaturas sobrenaturais que podem trazer algum conhecimento ou poderes ao xamã.

selvagens no rpg xamas

São práticas de transe, cura e transmutação que podem ser consideradas mágicas e esses mesmos espíritos são enviados divinos para o corpo do “mensageiro” ou seja, o próprio xamã. Para os povos selvagens no RPG, essa figura é um ser sábio que traz mensagens divinas.

Seus poderes funcionam de maneiras bem parecidas com os druidas, mas o contexto é um pouco diferente. No RPG, existem sistemas que tratam o xamã como classes de prestígio de druidas ou alguns adotam “regras da casa” – homebrews – que tornam possível esse tipo de personagem como jogador.

selvagens no rpg orc

Assim, postaremos aqui uma homebrew – material não oficial – sobre a classe Xamã para o D&D 5a edição. Por ser de licença aberta, são regras criadas por fãs, ou seja, não é oficial do sistema. Então, trata-se de um exemplo de personagem sendo criado para o RPG de fantasia medieval mais referenciado.

selvagens no rpg ficha xama

Esses são os selvagens mais destacados no RPG de fantasia medieval, sobretudo no Dungeons & Dragons. E vocês, como retratam essas classes – profissões – no seu jogo? Tem algum diferencial com outros sistemas? Conte para gente como são seus druidas, patrulheiros ou xamãs!

E desejamos a todos uma…

selvagens no rpg fim

https://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/11/GYPU5HA-1024x819.jpghttps://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/11/GYPU5HA-150x150.jpgRick ValerioRPGRPGDruidas, patrulheiros - conhecidos também como rangers - e xamãs são personagens selvagens no RPG, principalmente utilizados em jogos de fantasia medieval. Eles representam e defendem as forças da natureza em seus mundos. Os druidas são como os clérigos ou sacerdotes de outras divindades, porém, evocam as forças primordiais da...Tudo sobre seus hobbies em um só lugar!