Não é novidade que eu tenho uma paixão imensa por filmes e séries com tema de horror sobrenatural, tendo como exemplo as minhas amadas séries Penny Dreadful e A Maldição da Residência Hill – essa última é uma série lançada em 2018 pela Netflix -, junto às obras famosas de literatura gótica ambientada no século XIX. Então um RPG como Arquivos Paranormais imediatamente atrai minha atenção.

arquivos paranomais autores

Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft, Mary Shelley, dentre outros, ícones da cultura pop e a temática da literatura do terror, para além dos perigos sombrios à espreita, a profundidade dos personagens ao explorar seus medos e pesadelos de forma maravilhosa, trabalhando a monstruosidade do ser humano nas suas publicações. Dentro dessa temática, a galera do Hobbismo entra em cena para falarmos sobre o recente financiamento coletivo do RPG Arquivos Paranormais.

A proposta do RPG Arquivos Paranormais

O recente lançamento traz uma temática ainda pouco trabalhada tanto na literatura como nos RPG’s brasileiros.  Imagine a possibilidade de narrativas de eventos históricos do Brasil juntando aventuras com investigações de fenômenos estranhos. Manifestações fantasmagóricas ou até contatos com alienígenas no melhor estilo Arquivo X.

imagine um rpg brasileiros inspirado em arquivo x

O RPG Arquivos Paranormais será lançado pela Lampião Game Studio, um trabalho da parceria entre Jorge Valpaços – um dos responsáveis pelo RPG Déloyal e Pesadelos Terríveis, por exemplo – e Bruno Prosaiko na direção de arte. O sistema que o livro utiliza é L’Aventure, criado e desenvolvido pelo estúdio citado e usado em Déloyal.

arquivos paranormais

Nesse jogo, os participantes são investigadores de uma Agência que trabalham desvendando casos geralmente tendo alguma ligação com o paranormal, seja manifestações espirituais ou contatos imediatos. Entretanto, o foco é justamente as investigações, ou seja, diferente de combates frequentes entre os personagens e os “monstros” que aparecem para desafiá-los, o RPG é mais voltado para a resolução de mistérios e impedir que “coisas maiores e piores” venham a acontecer.

Paranormal ou Sobrenatural?

Essa definição é importante para quem joga Arquivos Paranormais. Pois os Agentes lidam com uma nova forma de visão de mundo acerca desses fenômenos que, para a maioria de nós, poderíamos igualar à loucura de nossas mentes limitadas.

Na verdade, a visão de mundo dos Agentes relacionando os fenômenos e manifestações funcionam diferente da nossa realidade. Ou seja, trata-se de uma nova configuração da realidade e não algo que está acima dela, por isso, o termo usado não é sobrenatural, mas sim, paranormal.

serie colina escarlate se assemelha ao cenario do RPG

Assim, é possível trazer ao tema do jogo os casos que ocorrem em séries como Arquivo X, Fringe, Brasiliana Steampunk – material que traz inspirações para publicação do RPG Arquivos Paranormais – dentre outros.

O que tem empolgado bastante os playtesters do título é que existe mecânica até para o que chamamos de Estalos – Insights – que são aquelas ideias as quais os personagens de filmes e séries constroem para ter uma determinada pista de algo a ser descoberto. Um tipo de lampejo que aparece na cabeça do personagem naquele momento crucial.

Como funciona o sistema L’Aventure em Arquivos Paranormais

Em Arquivos Paranormais, existe a figura do Diretor – mais um nome para o Mestre de Jogo – que traz os mistérios a serem investigados pelos jogadores. Ele é quem vai tecendo em sua narrativa os elementos necessários para a construção do Caso.

arquivos paranormais ficha

O livro apresenta o sistema de EstalosInsights – que mencionamos logo acima. Também há os Benefícios investigativos, que pode ser um item ou habilidade especial que auxilia os investigadores na trama.

O sistema de Gatilho de Cena é uma forma do Diretor utilizar os recursos da narrativa em favor do enredo, como circunstâncias e improvisos para as consequências ficcionais de um mistério. Por exemplo, aqueles ganchos – plot twists – que ocorrem em muitas séries e filmes que tornam a cena mais intensa, traz algum elemento significativo para o Caso que os jogadores estão desvendando, tendo sua função participativa no sistema L’Aventure.

Um elemento muito interessante no sistema é que o Caso tem sua ficha própria, podendo ser um Caso – como a aventura one shot – ou uma Série – equivalente à Campanha. O Diretor registra nessa ficha as Minucias para a Solução do Caso e assim como os desafios e encontros aleatórios na maioria dos RPG’s.

Também existem as Complicações e os Marcadores de Antagonismo, ambos recursos para dinamizar o jogo.

ficha de complicacoes do mundo do rpg

Por fim, há a tabela de Resoluções e Consequências que auxilia o Diretor em sua narrativa para melhor conduzir o jogo, dando sugestões de desfechos interessantes para os participantes e para a história, bem como dá sugestões para suas narrativas.

A literatura em parceria com o RPG

Uma parceria dos autores de livros de literatura Andre Zanki Cordenonsi, Enéias Tavares e Nikelen Witter trouxeram mais vida ao lançamento do RPG Arquivos Paranormais durante o playtest do jogo em um evento. Assim, a proposta do RPG junto com a trama do romance Guanabara Real retrata um Brasil em que a tecnologia a vapor e forças sobrenaturais existem em um mesmo cenário.

Então, além de crimes bizarros há a possibilidade da influência de forças incomuns da nossa realidade atuando em conjunto.

As publicações desses autores estão sendo difundidos pelo Brasil para quem valoriza um bom romance de suspense steampunk com elementos sobrenaturais. Ou seria melhor dizer, paranormais numa narrativa empolgante. Os livros Guanabara Real: A Alcova da Morte e A Todo o Vapor trabalham a saga Brasiliana Steampunk, que trazem esse ambiente misterioso e sobrenatural na literatura brasileira.

Damos parabéns aos envolvidos nesse RPG empolgante e em parceria com autores de literatura brasileira que essa temática está cada vez mais se expandindo nas terras tupiniquins, que hajam mais iniciativas como essa – e não só dos Vingadores – entre jogadores, criadores e autores de livros de ficção e fantasia nacional.

E desejamos a todos uma…

arquivos paranormais spock

https://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/12/unnamed-3-e1544389484400.jpghttps://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/12/unnamed-3-e1544389484400-150x150.jpgRick ValerioRPGRPGNão é novidade que eu tenho uma paixão imensa por filmes e séries com tema de horror sobrenatural, tendo como exemplo as minhas amadas séries Penny Dreadful e A Maldição da Residência Hill - essa última é uma série lançada em 2018 pela Netflix -, junto às obras famosas...Tudo sobre seus hobbies em um só lugar!