Não é novidade que lojas como a da Steam estão lotadas dos famigerados “jogos de sobrevivência”. Rust, Ark, Don’t Starve e muitos outros fazem a alegria de fãs desse gênero que, apesar de não ser exatamente novo, têm recebido bastante atenção. Seguindo uma premissa semelhante, fomos apresentados à Judgement: Apocalypse Survival Simulation, que o coloca no comando de um grupo de sobreviventes de um apocalipse. Mas esqueça o fim de mundo causado por bombas nucleares de Fallout ou as decisões morais complexas de The Walking Dead: The Game.

Quando se fala em apocalipse nos jogos eletrônicos, é fácil pensar nas duas opções acima. Porém, Judgement trata o assunto em seu sentido original: o bíblico. Ou seja, o mundo está sendo devastado por demônios e seu grupo deve começar a montar um refúgio, assegurando fontes básicas para sobrevivência. Ao mesmo tempo que evita ser encontrado pelas crias do submundo e investiga o motivo por trás da abertura dos portais do inferno.

Lidando com o Julgamento Final

Atualmente, Judgement: Apocalypse Survival Simulation está em fase de acesso antecipado. Isso significa que, embora esteja jogável, ainda existem recursos a serem implantados e bugs a serem solucionados. A previsão para o lançamento total do título está marcado para 11 de abril no PC. Levando isso em consideração, tratamos esse texto como um preview do título, e não como uma análise completa.

O título conta com alguns pilares, vindo de gêneros diferentes, além dos jogos de sobrevivência mencionados anteriormente. Além de administrar seu acampamento e se assegurar de que seus moradores estejam vivos e bem alimentados, é necessário organizar uma forma de se defender das monstruosidades, ao mesmo tempo que gerencia o andamento das pesquisas para criação de novos itens, armas e como utilizar a magia negra dos próprios demônios contra eles.

Já os combates são feitos em um esquema que podemos chamar de tempo real falso. Isso acontece pois, embora a ação ocorra simultaneamente, é possível ver durante o combate que os envolvidos se atacam em um esquema de turnos, embora isso esteja apresentado de forma sutil. Para não ficar complicado, é permitido pausar a ação e passar as ordens para sua equipe. Vale notar que, mesmo nos estágios iniciais, o combate é bastante desafiador, considerando que o título foi feito para se jogar em seu terceiro nível de dificuldade.

Apesar de parecer que basta apenas apontar seus comandados na direção dos monstros e esperar eles descerem o braço neles e esperar a resolução, esse é um pensamento equivocado, embora nas primeiras lutas seja o que acontece. Com sua inspiração em títulos como X-COM: UFO Defense e Massive Chalice, o posicionamento e direção dos personagens possui grande papel aqui, tanto para que fique protegido quanto para dar maior dano nos adversários.

judgement-combate

Dentro de casa: The Sims com sobrevivência

Enquanto a maioria dos jogos que tem a sobrevivência como tema se foca bastante no microgerenciamento, Judgement: Apocalypse Survival Simulation possui certa flexibilidade, permitindo que administre cada passo de seus sobreviventes ou os deixe rodar no automático. Esse aspecto é um dos principais e melhores destaques do game. Cada personagem conta com habilidades próprias e bônus para certa atividade, assim como uma linha de prioridades de ação, que é customizável.

Isso significa que, ao invés de controlar cada movimento milimetricamente, pode otimizar e automatizar as ações dos personagens de acordo com suas habilidades ou sua necessidade naquele momento em específico. O que torna o sistema ainda melhor é que, mesmo automatizando, ainda é possível dar ordens a cada um. Se adaptar a esse formato é um pouco complicado no começo, mas, ao compreendê-lo, o gerenciamento se torna bem mais fácil e eficiente. A parte de pesquisa e desenvolvimento funciona de maneira familiar a outros títulos, reunindo recursos e escolhendo a tecnologia mais oportuna para o momento.

judgement-pesquisa

Apesar das mecânicas bem pensadas e executadas, ainda falta maior clareza nas instruções dadas pela seção de ajuda e dos tutoriais, o que possivelmente será melhorado até o lançamento oficial. Como um jogo montado por três pessoas, alguns aspectos acabam não sendo tão trabalhados, como as animações e efeitos sonoros. Embora funcionem e não causem confusão, elas são bastante simplórias e sem grandes destaques, parecendo um tanto sem vida. Já os efeitos sonoros precisam de melhorias, já que algumas atividades em sua base as ativam – como pesquisar magia negra ou criar um item – e acabam por se sobrepor de maneira demasiada em relação à música. Quando ambas ações mencionadas estão sendo executadas simultaneamente, então, o ruído fica ainda pior.

Leia também:

Judgement: Apocalypse Survival Simulation inova no cenário e traz grandes desafios

Criado por um trio, Judgement inova em trazer o apocalipse bíblico como cenário da campanha e traz consigo mecânicas competentes, embora algumas vezes ainda seja difícil entender como o jogo funciona, o que pode fazer com que queira reiniciar algumas vezes para prestar mais atenção a algum elemento. Após compreender os aspectos básicos de como Judgement funciona, se torna mais simples experimentar e se preparar para os ataques das hordas demoníacas.

judgement-combate

Como um título em acesso antecipado, ele ainda carece de alguns ajustes e melhorias – principalmente nos efeitos sonoros -, mas possui potencial para ser o próximo jogo no qual vai perder horas preparando sua base contra as hordas do inferno. Judgement: Apocalypse Survival Simulation será lançado para PC no dia 11 de abril desse ano.

https://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2017/02/judgement.jpghttps://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2017/02/judgement-150x150.jpgFilipe SallesGamesGames,PreviewsNão é novidade que lojas como a da Steam estão lotadas dos famigerados 'jogos de sobrevivência'. Rust, Ark, Don't Starve e muitos outros fazem a alegria de fãs desse gênero que, apesar de não ser exatamente novo, têm recebido bastante atenção. Seguindo uma premissa semelhante, fomos apresentados à Judgement:...Tudo sobre seus hobbies em um só lugar!