Poderes psíquicos no RPG – habilidades mentais em sua campanha
As capacidades da mente humana sempre foram enigmáticas para a ciência e para muitas culturas religiosas. Há poucos anos, diziam que as pessoas usam somente 10% da capacidade cerebral e que, em estágio avançado, haveria possibilidade de exercer poder e influência sobre outras mentes através da força do pensamento ou mesmo habilidades sobrenaturais provindos do poder mental.
Mas será que a mente é tão subutilizada dessa forma? Para além disso, a mente possui realmente talentos tão poderosos ao ponto de exercermos poder sobre a realidade e modificá-la conforme nossa vontade? Podemos discutir do ponto de vista filosófico ou simplesmente focarmos no nosso maravilhoso mundo do RPG, que é bem mais divertido.
Os poderes psíquicos
Jean Grey e Professor Xavier, personagens dos X-Men e os Pokémon psíquicos como Mew e Mewtwo, são personagens que possuem a mesma característica em termos de habilidades especiais: poderes psíquicos. O que diferencia essas habilidades da magia pura e simples simbolizados nessas mídias? Em termos de efeitos visuais, quase nenhuma diferença, mas explicando pela linguagem nerd e “rpgística”, a magia é extraída do mana, que sustenta a energia vital do mundo.
Isso permite ao mago ou feiticeiro conjurar efeitos especiais, enquanto o uso das habilidades psíquicas são fenômenos que o psiônico – aquele com dons psíquicos – provoca sobre a matéria física sem o uso de energias sobrenaturais, mas que podem ter efeitos semelhantes. O que caracteriza, em termos mecânicos, o que é um poder psíquico e o que é o poder mágico quando falamos de RPG, está na descrição desses efeitos.
Nos jogos Pokémon, por exemplo, existem os tipos específicos de cada monstrinho: água, fogo, terra, dentre outros, e temos os Pokémon psíquicos que mencionamos acima. Seus poderes são ligados às capacidades mentais como telecinesia e telepatia, características bem presentes em histórias que essas habilidades existem.
Podemos perceber nas imagens que a descrição poderia ser bem um efeito de esfera de energia não-elemental ou simplesmente a força espiritual do personagem. Mas isso só seria possível se estivéssemos falando de uma bruxa usando magia com efeitos de um feitiço qualquer, mas a fonte do poder e a descrição de como ele se manifesta é que traz o X da questão e pode decidir a batalha entre os personagens.
Em suma, os poderes psíquicos trazem os mistérios da mente para além dos rituais místicos e conjurações com palavras cabalísticas e uso de instrumentos como varinhas, cajados e cetros encantados. Os poderes psíquicos são ativados através da pura concentração mental do portador desses poderes, além de um árduo treinamento para desenvolver tais habilidades.
Tipos de poderes psíquicos
Aqui vai uma lista de habilidades psíquicas e uma breve descrição delas e como pode adaptá-las para seu RPG favorito. Também iremos colocar exemplos de sistemas que já trazem as características do psiquismo e você pode aproveitá-las em sua campanha.
- Percepção Extra-Sensorial (PES): aguça os sentidos e a percepção do psiônico, percebendo coisas e tendo sensações além de seus sentidos normais, como clarividência: ver através de objetos e obstáculos, clariaudiência: ouvir através de paredes; precognição: previsão do futuro usando ou não objetos como bola de cristal ou cartas de tarô – e poscognição: visão do passado de um objeto;
- Telepatia: capacidade de se comunicar através da mente de outra pessoa. Dentro da telepatia, existem outras habilidades disponíveis para os jogadores, como: leitura de mentes, conversa mental, detecção e percepção de emoções, golpe mental, marionete, dentre outros;
- Telecinesia: capacidade de mover, levitar e arremessar objetos com a mente, em estágios avançados, personagens podem até mesmo voar com a telecinesia. Como habilidades de telecinesia existem: escudo psicocinético, arma psicocinética, criocinesia, pirocinesia, dentre outros;
- Mediunidade: capacidade de ver, ouvir e se comunicar com os espíritos dos mortos, isso inclui habilidades de invocação de espíritos, exorcismo, sentir espíritos no ambiente e servir de receptáculo para essas entidades quando o psiônico assim o desejar;
- Projeção psíquica: capacidade do psiônico de dispender o próprio espírito do corpo mortal e viajar entre o mundo dos vivos e dos mortos, podendo fazer viagens astrais e projetar-se a distâncias imensas, dependendo da forma como esse poder é tratado no cenário de RPG. Também acaba deixando o corpo do projetista vulnerável a ataques externos;
- Psicoteleporte: capacidade de transportar a si e a outros de um lugar para outro na velocidade do pensamento;
- Vampirismo psíquico: capacidade de drenar força vital e mental do alvo através dos poderes psíquicos. Pode sugar dons e conhecimentos do alvo ou até suas memórias, tornando-o um vegetal;
- Anti-psiquismo: poder psíquico de neutralizar ou interferir nos poderes de outro psiônico. Assim, quando há disputa entre personagens com essas habilidades a coisa pode ficar bem feia.
Sistemas de RPG que tratam de poderes psíquicos
- GURPS Psiquismo: ligado ao famoso Generical Universe Roleplaying System, o GURPS Psiquismo traz regras simples e complexas para trabalhar uma campanha inteira nesse tema. Se você quer dar uma de Professor Xavier ou mesmo o esquentadinho Tetsuo de Akira, aqui possui todas as perícias psiquicas para uso em combate. Se quer algo bem realista, o sistema também fornece suporte para uma campanha estilo Arquivo-X;
- Dungeons & Dragons ou D20 System – apesar de alguns estranharem, os poderes psíquicos também marcam presença em campanhas medievais do D&D. Como de costume, existem raças e classes que desenvolvem poderes psiquicos e há suplementos de psiônicos para o RPG medieval mais famoso nas terras brazucas;
- Street Fighter RPG: Quem diria que nas artes marciais os poderes psíquicos também participariam? Existe um estilo de arte marcial no sistema de Street Fighter para o antigo Storyteller que é chamado Ler Drit ou simplesmente o Psycho Power. Possui golpes devastadores do personagem que possua o estilo marcial e habilidades que poderiam desequilibrar o jogo dependendo do narrador em relação aos seus jogadores. O próprio jogo sugere que apenas NPC’s (Personagens não jogadores) tenham acesso a esse estilo.
- RPG’s de super heróis: seja Gurps Supers, Sistema ICONS, Mutantes & Malfeitores, se tem super heróis na jogada, poderes psíquicos existem aos montes. Simulando o universo dos X-Men ou DC Universe, se há um cenário que cabe super poderes, cabe poderes psíquicos;
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Esses foram alguns exemplos de poderes da mente e seus efeitos, dando um tom de mistério sobre as verdadeiras capacidades do ser humano. E vocês, como usam os poderes psíquicos em suas aventuras? Eles são acessíveis aos jogadores? É num cenário medieval ou usam num tom mais sério como Horror ou Cyberpunk? Conte para gente.
E tenhamos todos uma…

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