As capacidades da mente humana sempre foram enigmáticas para a ciência e para muitas culturas religiosas. Há poucos anos, diziam que as pessoas usam somente 10% da capacidade cerebral e que, em estágio avançado, haveria possibilidade de exercer poder e influência sobre outras mentes através da força do pensamento ou mesmo habilidades sobrenaturais provindos do poder mental.

Mas será que a mente é tão subutilizada dessa forma? Para além disso, a mente possui realmente talentos tão poderosos ao ponto de exercermos poder sobre a realidade e modificá-la conforme nossa vontade? Podemos discutir do ponto de vista filosófico ou simplesmente focarmos no nosso maravilhoso mundo do RPG, que é bem mais divertido.

Os poderes psíquicos

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Jean Grey e Professor Xavier, personagens dos X-Men e os Pokémon psíquicos como Mew e Mewtwo, são personagens que possuem a mesma característica em termos de habilidades especiais: poderes psíquicos. O que diferencia essas habilidades da magia pura e simples simbolizados nessas mídias? Em termos de efeitos visuais, quase nenhuma diferença, mas explicando pela linguagem nerd e “rpgística”, a magia é extraída do mana, que sustenta a energia vital do mundo.

Isso permite ao mago ou feiticeiro conjurar efeitos especiais, enquanto o uso das habilidades psíquicas são fenômenos que o psiônico – aquele com dons psíquicos – provoca sobre a matéria física sem o uso de energias sobrenaturais, mas que podem ter efeitos semelhantes. O que caracteriza, em termos mecânicos, o que é um poder psíquico e o que é o poder mágico quando falamos de RPG, está na descrição desses efeitos.

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Nos jogos Pokémon, por exemplo, existem os tipos específicos de cada monstrinho: água, fogo, terra, dentre outros, e temos os Pokémon psíquicos que mencionamos acima. Seus poderes são ligados às capacidades mentais como telecinesia e telepatia, características bem presentes em histórias que essas habilidades existem.

Podemos perceber nas imagens que a descrição poderia ser bem um efeito de esfera de energia não-elemental ou simplesmente a força espiritual do personagem. Mas isso só seria possível se estivéssemos falando de uma bruxa usando magia com efeitos de um feitiço qualquer, mas a fonte do poder e a descrição de como ele se manifesta é que traz o X da questão e pode decidir a batalha entre os personagens.

Em suma, os poderes psíquicos trazem os mistérios da mente para além dos rituais místicos e conjurações com palavras cabalísticas e uso de instrumentos como varinhas, cajados e cetros encantados. Os poderes psíquicos são ativados através da pura concentração mental do portador desses poderes, além de um árduo treinamento para desenvolver tais habilidades.

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Tipos de poderes psíquicos

Aqui vai uma lista de habilidades psíquicas e uma breve descrição delas e como pode adaptá-las para seu RPG favorito. Também iremos colocar exemplos de sistemas que já trazem as características do psiquismo e você pode aproveitá-las em sua campanha.

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  • Percepção Extra-Sensorial (PES): aguça os sentidos e a percepção do psiônico, percebendo coisas e tendo sensações além de seus sentidos normais, como clarividência: ver através de objetos e obstáculos, clariaudiência: ouvir através de paredes; precognição: previsão do futuro usando ou não objetos como bola de cristal ou cartas de tarô – e poscognição: visão do passado de um objeto;
  • Telepatia: capacidade de se comunicar através da mente de outra pessoa. Dentro da telepatia, existem outras habilidades disponíveis para os jogadores, como: leitura de mentes, conversa mental, detecção e percepção de emoções, golpe mental, marionete, dentre outros;
  • Telecinesia: capacidade de mover, levitar e arremessar objetos com a mente, em estágios avançados, personagens podem até mesmo voar com a telecinesia. Como habilidades de telecinesia existem: escudo psicocinético, arma psicocinética, criocinesia, pirocinesia, dentre outros;
  • Mediunidade: capacidade de ver, ouvir e se comunicar com os espíritos dos mortos, isso inclui habilidades de invocação de espíritos, exorcismo, sentir espíritos no ambiente e servir de receptáculo para essas entidades quando o psiônico assim o desejar;
  • Projeção psíquica: capacidade do psiônico de dispender o próprio espírito do corpo mortal e viajar entre o mundo dos vivos e dos mortos, podendo fazer viagens astrais e projetar-se a distâncias imensas, dependendo da forma como esse poder é tratado no cenário de RPG. Também acaba deixando o corpo do projetista vulnerável a ataques externos;
  • Psicoteleporte: capacidade de transportar a si e a outros de um lugar para outro na velocidade do pensamento;
  • Vampirismo psíquico: capacidade de drenar força vital e mental do alvo através dos poderes psíquicos. Pode sugar dons e conhecimentos do alvo ou até suas memórias, tornando-o um vegetal;
  • Anti-psiquismo: poder psíquico de neutralizar ou interferir nos poderes de outro psiônico. Assim, quando há disputa entre personagens com essas habilidades a coisa pode ficar bem feia.

Sistemas de RPG que tratam de poderes psíquicos

  • GURPS Psiquismo: ligado ao famoso Generical Universe Roleplaying System, o GURPS Psiquismo traz regras simples e complexas para trabalhar uma campanha inteira nesse tema. Se você quer dar uma de Professor Xavier ou mesmo o esquentadinho Tetsuo de Akira, aqui possui todas as perícias psiquicas para uso em combate. Se quer algo bem realista, o sistema também fornece suporte para uma campanha estilo Arquivo-X;

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  • Dungeons & Dragons ou D20 System –  apesar de alguns estranharem, os poderes psíquicos também marcam presença em campanhas medievais do D&D. Como de costume, existem raças e classes que desenvolvem poderes psiquicos e há suplementos de psiônicos para o RPG medieval mais famoso nas terras brazucas;
  • Street Fighter RPG: Quem diria que nas artes marciais os poderes psíquicos também participariam? Existe um estilo de arte marcial no sistema de Street Fighter para o antigo Storyteller que é chamado Ler Drit ou simplesmente o Psycho Power. Possui golpes devastadores do personagem que possua o estilo marcial e habilidades que poderiam desequilibrar o jogo dependendo do narrador em relação aos seus jogadores. O próprio jogo sugere que apenas NPC’s (Personagens não jogadores) tenham acesso a esse estilo.

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  • RPG’s de super heróis: seja Gurps Supers, Sistema ICONS, Mutantes & Malfeitores, se tem super heróis na jogada, poderes psíquicos existem aos montes. Simulando o universo dos X-Men ou DC Universe, se há um cenário que cabe super poderes, cabe poderes psíquicos;

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Esses foram alguns exemplos de poderes da mente e seus efeitos, dando um tom de mistério sobre as verdadeiras capacidades do ser humano. E vocês, como usam os poderes psíquicos em suas aventuras? Eles são acessíveis aos jogadores? É num cenário medieval ou usam num tom mais sério como Horror ou Cyberpunk? Conte para gente.

E tenhamos todos uma…

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