Quem disse que o Rio de Janeiro vive apenas de praia? Quem teve a oportunidade de participar da edição carioca do Diversão Offline 2018 notou que essa afirmativa não poderia ser mais falsa. Não faltaram entusiastas dos jogos de tabuleiro e do RPG de mesa, dois dos principais hobbies offline, no Centro de Convenções Sul-América, que sediou o evento que aconteceu nos fins de semana de 22 e 23 de setembro desse ano.

Mas não foram apenas os aficionados que marcaram presença: famílias, senhores de idade e crianças também foram conferir os lançamentos de editoras como a RedBox, MeepleBR e Galápagos Jogos, entre diversas outras. Saiba um pouco mais sobre o Diversão Offline 2018 nos parágrafos seguintes!

Movimento e tranquilidade andando de mãos juntas

A primeira impressão que tivemos ao chegar no evento era sua movimentação. O público compareceu em peso e o clima estava bastante movimentado. Porém, diferente de convenções superlotadas, o ambiente era de tranquilidade, parte disso possível graças ao bom planejamento do espaço. Os corredores eram amplos e o acesso aos estandes era fácil, mesmo quando era necessário andar pelas mesas de jogo.

diversao offline 2018 corredor

Além da facilidade na movimentação, os espaços foram bem planejados, embora não perfeitos. Com o foco nos boardgames e RPGs de mesa, as editoras ficaram com o espaço central, onde exibiram seus principais lançamentos e maiores sucessos.

A Galápagos, por exemplo, trouxe seu novo título Scarabya em uma versão expandida, que era jogado na parede do próprio estande. Outras editoras também trouxeram atrações parecidas, como uma mesa tematizada da Brutus Mesas para o jogo de miniaturas Star Wars Legion.

diversao offline 2018 scarabya

Dentre as atrações e espaços disponíveis, a de protótipos foi a mais preterida, ficando atrás de uma parede e fora do campo de visão de quem chega ao evento. Além das editoras e da área de protótipos, o evento contou também com lojas de produtos geek e uma sala de palestras, que contou com apresentações de desenvolvedores nacionais e internacionais, como Yohan Lemonnier e Roberto Fraga, criadores de Captain Sonar.

O que aconteceu no Diversão Offline 2018 RJ?

A maior parte dos eventos que aconteceram durante o Diversão Offline 2018 foram promovidos pelas próprias editoras. Era comum esbarrar em quizzes, torneios ou sorteios promovidos pelas empresas.

As palestras foram ministradas em um salão própria e, além dos anúncios das editoras, também contaram com apresentações sobre necessidades especiais para jogadores, sinais sobre quando um hobby se torna em um vício patológico e mesas interativas de RPG, entre outros.

diversao offline 2018 foto

Tirando esses eventos, faltou alguma espécie de evento para dar encerramento ao Diversão Offline 2018 ou algo de grande destaque fora o que as editoras estavam trazendo. Algo como um grande anúncio ou evento de encerramento que capturasse a atenção de todos presentes e fizessem com que os participantes saíssem pensando que estavam a participar de algo histórico.

diversao offline 2018 starwars

Você esteve no Diversão Offline 2018 no Rio de Janeiro? Concorda com os pontos que levantamos nesse texto? O que achou do evento? Conta pra gente!

https://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/09/diversao-offline-2018-capa.jpghttps://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/09/diversao-offline-2018-capa-150x150.jpgFilipe SallesBoardgameRPGBoardgame,diversão offline,RPGQuem disse que o Rio de Janeiro vive apenas de praia? Quem teve a oportunidade de participar da edição carioca do Diversão Offline 2018 notou que essa afirmativa não poderia ser mais falsa. Não faltaram entusiastas dos jogos de tabuleiro e do RPG de mesa, dois dos principais hobbies...Tudo sobre seus hobbies em um só lugar!