Bruxas são figuras enigmáticas em várias culturas, conhecidas por seus feitiços sinistros e pactos com entidades malignas, essas personagens permeiam o imaginário humano de formas muito atraentes, pois nem sempre elas são malvadas com aparência deformada. Os bruxos e bruxas são vistos com uma nova roupagem, mais positiva através da cultura pop, especialmente em obras literárias como Harry Potter (J. K. Rowling), Dezesseis Luas (Stephenie Meyer) e séries como Diários de Vampiro e The Originals, por exemplo. E as bruxas no RPG não são diferentes, como nesse provável cenário em uma mesa de jogo:

“Vocês estão na floresta, acabaram de sair de um combate, estão exaustos e desejando um descanso para recuperar as forças. Ao longe veem fumaça de chaminé e sentem um aroma agradável. Já deduzindo que trata-se de algum animal cozido, quando se aproximam, encontram uma simples cabana, mas que parece aconchegante e confortável. 

Jogador 1: -Irei me aproximar e pedir abrigo em troca de peças de ouro.

Jogador 2: -Acompanho o primeiro esperando ser bem recebido pelos donos da cabana.

Jogador 3: – Vou andar ao redor da casa para saber como ela é e se tem algo suspeito.

Quando vocês dois se aproximam e olham pela janela, veem uma mulher aparentando ter mais de 70 anos de idade, andando lentamente e curvada, cozinhando algum tipo de guizado. Ela os avista. A simpática senhora sai de dentro de casa e, sorridente, diz que irá recebê-los com carinho, pois não tem visitantes há muito tempo e boa companhia para comer sempre é bom.

O Jogador 1 e Jogador 2 se sentam nas cadeiras em volta da mesa de refeições e ficam numa agradável conversa com a anfitriã.  O jogador 3 vai atrás da casa e repara que a aparência do local é completamente diferente da visão frontal da cabana, é um tipo de pântano e ao olhar para a casa, se assusta ao ver cabeças decepadas de homens, mulheres e crianças. Uma delas parece falar com o personagem:

-FUJAM, FUJAM, FUJAM!”

bruxas no rpg inicio

As bruxas no RPG também possuem características distintas, dependendo da ambientação que essa criatura é retratada. Em Dungeons & Dragons, a figura do bruxo é uma opção de classe para o jogador escolher, além delas existirem como monstros para se opor aos aventureiros: a Bruxa da Noite, Bruxa Verde e a Bruxa do Mar são alguns exemplos do Livro dos Monstros de D&D, um dos mais conceituados livros de RPG.

Em Storyteller – um dos mais conhecidos sistemas narrativistas de RPG -, existem os vampiros do clã Tremere, que fazem as vezes dos bruxos no RPG cenário de Vampiro: a Máscara. Com essas variadas visões da personagem e devido ao Halloween, trouxemos um artigo especial voltado para esses seres que trazem mistérios sombrios e místicos para o imaginário da cultura pop e obviamente no RPG.

Um pouco da história das bruxas

Durante a Idade Média, a Europa e a América foram assoladas pela Inquisição, na qual houve grande perseguição contra religiões não-cristãs, especialmente mulheres. Essa procura foi baseada por conta de um tratado chamado Malleus Maleficarum – o Martelo das Feiticeiras. O livro que trazia formas de torturas brutais para descobrir se uma pessoa estava possuída pelo demônio ou se uma mulher havia feito algum pacto com entidades sobrenaturais.

bruxas no rpg tratado

Esse livro trouxe uma verdadeira enciclopédia sobre as bruxas e sua devoção demoníaca. Isso significou um terror inigualável para a pessoa acusada de bruxaria. No livro, haviam exemplos de relações sexuais com demônios e condenavam os conhecimentos medicinais baseados em ervas, por exemplo.

Toda essa barbárie era principalmente direcionado para a sexualidade feminina e fora do que não fosse ordenado pela Igreja, considerado bruxaria e superstição. A perseguição foi instaurada na Europa e centenas de pessoas foram enforcadas, queimadas e afogadas na busca insana pelas bruxas, ao qual os estudos históricos revelaram ser um estratagema de um pensamento misógino e falso moralista da época, usando da superstição para tal fim.

Esses são temas abordados na ficção, também podem ser vistos na cultura pop e na representação das bruxas no RPG como veremos nos parágrafos seguintes.

bruxas no rpg historia

Apesar de toda a triste e trágica história das bruxas na nossa realidade, o pensamento cultural foi modificando com o tempo e hoje temos várias mídias que trazem visões diferentes dessas figuras enigmáticas. Antes eram vistas como ameaça ao mundo e à sociedade na época medieval e outros períodos seguintes como em Salem no século XVII.

Hoje a figura das bruxas traz um sentido divertido, místico e até espiritual para alguns que se consideram pagãos, mas vamos agora ao que interessa: bruxas no RPG! Veja como essas feiticeiras são demonstradas de diversas maneiras atualmente.

Bruxaria na cultura pop!

Quem não conhece o famoso Harry Potter ou a maravilhosa Malévola, interpretada por Angelina Jolie?Esses personagens ganharam tanto destaque no imaginário de nossa época que são considerados ícones de fantasia. A segunda é símbolo de feminismo e empoderamento, por exemplo.

bruxas no rpg malevola

Na história da Bela Adormecida, a bruxa Malévola era uma feiticeira rancorosa e vingativa que só queria fazer mal à família da princesa Aurora. Mas o filme traz uma relação diferente entre as duas protagonistas, oferecendo um novo olhar e mudando a opinião de fãs de cultura pop sobre essa personagem.

Outros exemplos como as bruxas das séries Diários de Vampiro, Os Originais e Penny Dreadful também retratam as bruxas de maneira diversa, tendo esses seres de ambos os lados: bruxa boa e bruxa má. Em Harry Potter, a bruxaria é mostrada como uma sociedade alternativa a dos humanos comuns – trouxas -, e não velhas com maçãs envenenadas ou feitiços de sono. Vale lembrar que Harry Potter é um excelente cenário para trazer os mais diversos tipos de bruxas no RPG.

bruxas no rpg harry potter

Bruxos e Bruxas no RPG

No RPG, a figura dos bruxos também possuem essa variedade. Em D&D, a classe Bruxo (Warlock) existe desde a 3a edição do jogo, no Livro Completo do Arcano. Ele se tornou um personagem jogável com suas características particulares, com algumas diferenças com as outras classes de magia conhecidas.

Essas mudanças são especialmente visíveis quando falamos na origem de suas habilidades arcanas, que provém de pactos místicos. A partir daí, a classe foi evoluindo nas edições seguintes e ganhando mais notoriedade entre os jogadores. Na quinta edição de D&D, o Bruxo se tornou um personagem mais trabalhado para os fãs de RPG.

Nos jogos da linha Arkanun/Trevas da Daemon – um dos melhores sistemas de RPG desenvolvidos por brasileiros -, há várias sociedades secretas disputando o poder e o controle da história humana. Repletos de irmandades de magos, feiticeiros e bruxos no cenário, eles interagem na política e influenciam na balança da guerra entre os seres sobrenaturais, como anjos, demônios e vampiros, entre outros.

O jogador escolhe uma ou mais sociedades para pertencer, participa ativamente das intrigas sobrenaturais e aprende a utilizar-se de rituais dos mais semelhantes aos livros de ocultismo que existem por aí. Ou seja: é perfeitamente possível ser uma das principais bruxas desse cenário!

bruxas no rpg daemon

Na linha Mundo das Trevas – ou antigos Storyteller e Storytelling – há os sistemas de magia do clã Tremere, caso opte por jogar Vampiro: a Máscara, o melhor para tratar a não-vida dos mortos-vivos no RPG. Também existem os rituais dos vampiros ciganos Ravnos, bem como os rituais do Dragão no título Vampiro: O Réquiem.

Em Lobisomem: O Apocalipse, existem os rituais da tribo Fianna, são os Garou magos, e não menos importante, em Mago: A Ascensão, existem os adeptos da Tradição Verbena e da Ordem de Hermes, que também podem ser simbolizados como bruxos já que este último trabalha com fórmulas e símbolos místicos.

bruxas no rpg trevas

As bruxas no RPG, retratadas como monstros

Falamos sobre as bruxas como personagens jogadores, mas agora vamos mostrar um pouco dos tipos de bruxas no RPG que são retratadas como monstros. Falando de maneira mais específica, as criaturas de campanhas medievais que o opõem em sistemas como D&D.

Seres ancestrais com origens em Faéria, as bruxas são úlceras no mundo mortal. Todas as bruxas no RPG desse cenário possuem poderes mágicos e algumas tem afinidade com conjuração. Elas podem alterar suas formas ou amaldiçoar seus inimigos.

As bruxas se propagam ao raptar e devorar infantes humanos. Arrogantes ao extremo, bruxas acreditam serem as mais espertas das criaturas e elas tratam todos os outros como inferiores. Mesmo assim, uma bruxa está aberta a negociar com mortais contanto que esses mortais mostrem o devido respeito e deferência.

As bruxas habitam em florestas escuras e retorcidas. Existem 3 tipos de bruxas no RPG de Dungeons and Dragons: Bruxa da noite, bruxa do mar – oponente de aventureiros marítimos no RPG – e a bruxa verde. Seus rostos enrugados são emoldurados por longos cabelos desgrenhados, pústulas e verrugas horrendas pontilham sua pele manchada.

bruxas no rpg coven

Seus longos e finos dedos terminam em garras que podem cortar a carne ao toque. Suas vestes simples estão sempre esfarrapadas e sujas. Os poderes das bruxas citadas acima variam dependendo de sua “espécie”, mas todas possuem magia.

Uma característica muito interessante das bruxas é a convenção de bruxas no RPG, ou Coven para os mais chegados. Trata-se do momento em que essas criaturas ou adeptos de seu poder se reúnem num ritual para fortalecer a magia e os poderes macabros delas para alguma finalidade que, quase sempre, não é nada bom.

Muitas vezes, dependendo do cenário, ser de uma classe arcana acaba por trazer má fama ao personagem, pois adquire a alcunha de bruxo ou bruxa. Em histórias como Brumas de Avalon, qualquer mulher que fosse seguidora da deusa já seria “conhecida” como bruxa. A misteriosa ilha de Avalon, por exemplo, era considerado um lugar de fadas demoníacas para a igreja que estava em disputa pelo poder religioso em Camelot.

Sendo assim, a forma como o cenário entende a magia como um todo também pode ter essa visão de qualquer manifestação de magia como bruxaria satânica. Há muitos outros títulos que podemos citar aqui para falarmos sobre como as bruxas no RPG são tão fascinantes. E em tantas opções de sistemas e jogos disponíveis, esteja livre para criar os backgrounds de suas bruxas no seu RPG favorito.

Trazendo mistérios na imaginação da cultura humana e como o mundo vem mudando a visão sobre esses seres fantásticos e ao mesmo tempo, parece trazer algo de místico de nós. E você, como retrata as bruxas no RPG?

São personagens jogadores? São bem vistas, são mal vistas? São pactuadas com entidades malignas ou são mais um tipo de classe arcana? Ou são seres monstruosos devoradores de crianças no sentido literal da palavra? Conte para gente como usa em suas campanhas e como interpreta a conjuração de feitiços e magias!

Desejamos a todos…

“SONHOS TERRÍVEEEEISS!” – Elvira, Rainha das Trevas.

https://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/10/pocus1.jpghttps://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/10/pocus1-150x150.jpgRick ValerioRPGRPGBruxas são figuras enigmáticas em várias culturas, conhecidas por seus feitiços sinistros e pactos com entidades malignas, essas personagens permeiam o imaginário humano de formas muito atraentes, pois nem sempre elas são malvadas com aparência deformada. Os bruxos e bruxas são vistos com uma nova roupagem, mais positiva através...Tudo sobre seus hobbies em um só lugar!