Já pensou em se tornar membro de uma grande guilda de ladrões ou assassinos aplicando roubos e assassinatos para conseguir chegar ao posto de maior organização criminosa numa ambientação ao estilo dark fantasy? Ou ser um pequeno mafioso cumprindo missões das mais sórdidas para chegar ao posto de líder de um grupo ou família de criminosos como o famoso Don Corleoni?  Blades in the Dark é o lançamento da RBX Games que promete um novo tipo de submundo para nos aventurarmos.blades in the dark

Essa é a proposta de Blades in the Dark, o novo livro de RPG no qual os personagens jogadores são membros de guildas e voltados para o crime. Os escrúpulos são “jogados no lixo” em prol de conseguir uma posição destacada no submundo do cenário de Duskvol – ou Duskwall, originalmente conhecida como Barreira do Crepúsculo.

O mundo de Duskvol

O cenário é bem semelhante ao que conhecemos de Londres, Veneza e Praga do século XIX, com certa tecnologia a vapor, indústria e carruagens. Mas além da arquitetura semelhante à vitoriana de nossa Terra, há a atmosfera enevoada de Duskvo. Tal fenômeno é a manifestação da barreira do crepúsculo que afasta fantasmas e outras criaturas sobrenaturais do ambiente comum. Ou seja, não há raças de RPG como vemos nos cenários de fantasia medieval.

Ou seja, Blades in the Dark apresenta um cenário de fantasia e traz a proposta de jogos de poder do submundo criminoso. Além disso, você enfrentará perigos ainda mais bizarros por conta das criaturas e espíritos que assombram Duskvol. O grupo de aventureiros que quiser se arriscar a enfrentar tais perigos, também lidam com suas lutas humanas, especialmente contra clãs de máfias rivais e outras guildas desejosas por poder.

blades in the dark cenario

Os personagens jogadores de BitD

Na prática, o background dos personagens são ladinos, golpistas, assassinos, o que quiserem caracterizar o estilo de seus vigaristas. A premissa é crescer como criminosos através de missões para clientes, aplicação de golpes, roubos milionários e outras estratégias sórdidas para o desenvolvimento da pequena guilda, até se tornarem grandes organizações do submundo. Isso se não morrerem no processo em busca pela riqueza e da vilania.

blades in the dark personagem

Para tais tarefas, assim como em outros sistemas, vamos trazer aqui os tipos de personagens que o livro apresenta para os jogadores:

  • Retalhadores: são lutadores que usam intimidação;
  • Cães de caça: são rastreadores e atiradores mortais;
  • Doutores: são inventores, alquimistas e sabotadores;
  • Furtivos: são infiltradores silenciosos;
  • Suaves: são manipuladores e espiões dissimuladores;
  • Aranhas: são mestres do crime;
  • Sussurros: são adeptos arcanos.

Esses não são os únicos estilos de aventureiro existentes no Blades in the Dark, já que os jogadores são livres para combinar e escolher estilos diferentes ou todos os jogadores serem do mesmo. Decidido o tipo de personagem, o grupo também precisa escolher como será o Bando.

Ou seja, qual tipo de empreendimento que o grupo irá desenvolver na história. O bando tem sua própria ficha de personagem assim como os jogadores, tendo sua principal atividade criminosa descrita nessa ficha:

  • Assassinos: são matadores de aluguel;
  • Cultistas: servem a um deus esquecido;
  • Bravos: são capangas e mestres da extorsão;
  • Mascates: vendem produtos ilegais;
  • Contrabandistas: fazem transportes clandestinos;
  • Sombras: são ladrões e espiões.

O sistema de Blades in the Dark

Durante uma sessão de jogo, o seu bando de vigaristas escolhe um golpe a ser executado – seja recebendo uma oferta de um personagem do Mestre ou criando a sua própria operação – e faz algumas rolagens de dado que os colocam direto na ação. Os personagens dos jogadores fazem ações, sofrem suas consequências e terminam a operação  – seja ela bem-sucedida ou não.

Então o bando tem um período de folga, quando se recuperam, desenvolvem projetos pessoais e se entregam aos seus vícios. Após a folga, os personagens procuram uma nova oportunidade ou criam os seus próprios objetivos e missões, que o grupo joga para descobrir o que acontece em seguida.

Blades in the Dark conta com um sistema que usa o dado de 6 faces, faz a rolagem dos vários dados ao mesmo tempo e utiliza o dado com o resultado mais alto. Se o número obtido for 6, é semelhante ao que conhecemos como acerto crítico ou sucesso decisivo, fazendo o personagem ganhar uma vantagem adicional.

Se o valor no dado mais alto for um 4 ou 5, trata-se de um sucesso normal, ou seja, o personagem realiza a tarefa, mas existem algumas consequências. Se a rolagem der no resultado mais baixo, de 1 a 3, o personagem não consegue realizar a tarefa e ainda surge uma consequência ruim com a qual o grupo terá de lidar.

blades in the dark ficha

Percebemos que a mecânica de Blades in the Dark reforça as complicações na sua rolagem de dados, valorizando os muitos problemas que os mais desfavorecidos da sociedade ou os que são mais encrenqueiros acabam encontrando. Vamos mencionar aqui um exemplo que consta no livro sobre como funciona a rolagem de dados:

Para determinar a quantidade de dados que será rolada, você escolhe uma característica (como Manejar, Valentia ou a Categoria do seu bando) e separa uma quantidade de dados igual ao seu valor. Esse total geralmente fica entre um a quatro dados.

Até mesmo rolar um único dado é bom nesse sistema – você tem 50% de chance de sucesso. As características mais usadas são os valores de ação dos personagens dos jogadores – um jogador vai rolar uma quantidade de dados igual ao seu valor de Brigar quando lutar contra um inimigo, por exemplo.”

Rolagem de ação:  Quando um PJ tenta realizar uma ação difícil ou perigosa, fazemos uma rolagem de ação para determinar o que acontece. As rolagens de ação, seus efeitos e consequências são o que movem a maior parte do jogo.

Rolagem de Folga: Após um golpe, os PJs desfrutam de um período de folga para realizar atividades relativamente seguras. Uma rolagem de folga determina o quanto eles conseguem alcançar durante esse período.

Rolagem de Sorte. O Mestre pode fazer uma rolagem de sorte para deixar uma decisão a cargo do acaso. O quanto esse personagem do Mestre é leal aos jogadores? O quão longe essa praga se espalha pela cidade? Quanta evidência você consegue queimar antes dos Casacas Azuis derrubarem a porta?

Rolagem de Resistência. Um jogador pode fazer uma rolagem de resistência quando o seu personagem sofre uma consequência indesejável. O resultado da rolagem determina a quantidade de estresse que ele sofre para reduzir a seriedade da consequência. Um personagem que receba um dano de “Perna Quebrada” pode sofrer uma quantidade de estresse e diminuí-lo para um “Tornozelo Torcido”.

blades in the dark personagem

Esse sistema conta com três atributos usados pelos jogadores para resistir a consequências negativas: Esperteza, Valentia e Convicção. Cada um desses atributos possui um valor associado (entre zero e 4) que indica a quantidade de dados rolados pelo jogador ao usá-lo.

Existem 12 ações diferentes que os personagens dos jogadores podem usar para superar obstáculos. Quando o personagem sofre dano ou traumas, há condições nas quais ele pode se enquadrar, dependendo dos problemas sofridos. Cada condição aborda uma forma de penalidade ou desvantagem que o personagem vai adquirir, são elas:

Assombrado: Você se perde constantemente em devaneios, revivendo horrores do passado e recebendo visões;
Coração Mole:  Você perde a sua dureza, tornando-se sentimental, passivo, gentil.
Cruel: Você procura oportunidades para ferir pessoas, mesmo sem motivo.
Frio: Você não é afetado por apelos emocionais ou relações sociais.
Imprudente: Você não se importa com a sua própria segurança, saúde ou economia.
Instável: O seu estado emocional é volátil – você pode se enfurecer facilmente, entrar em desespero, agir impulsivamente ou mesmo se paralisar em um momento tenso.
Obcecado: Você é fascinado por algo: uma atividade, uma pessoa, uma ideologia, etc.
Paranoico: Você vê perigo em todo lugar e não consegue confiar nos outros.

A estrutura da campanha em Blades in the Dark

Outro ponto muito interessante no sistema é que existe uma estrutura que forma as aventuras e campanhas de Blades in the Dark. Segundo consta no livro, o grupo escolhe um alvo para a sua próxima operação criminosa e decide um tipo de plano para empregar. Realizamos a rolagem de abertura, que determina a situação no início da operação, e então movemos o jogo para a fase de golpe.

blades in the dark operacao

As fases são um modelo conceitual vago para ajudá-lo a organizar a sessão de jogo. Elas não são estruturas rígidas que restringem as opções e é por isso que as representamos como bolhas amorfas de tinta, sem contornos definidos.

Pense nas fases como um conjunto de opções e sugestões para concretizar o que você tem em mente. Cada fase é adequada para objetivos diferentes. Este foi um resumo e algumas explicações sobre como funciona o sistema e um pouco da trama de Blades in the Dark.

É bem atrativo e a proposta diferente aos tipos de heróis que muitos dos jogos que estamos acostumados. Que venham mais inovações e mais diversão para os jogadores brazucas!

E você, gostaria de enfrentar os perigos da Barreira do Crepúsculo enquanto parte em busca do poder nas organizações criminosas de Duskvol? Quantas famílias mafiosas e ações criminosas de valor terá que fazer para chegar a uma posição de destaque dentre os mais poderosos? Nesse jogo, heroísmo e escrúpulos não andam juntos. Escolha seu lado, suas armas, junte sua guilda e parta para o próximo golpe em Blades in the Dark!

E desejamos a todos uma…

blades in the dark spock

https://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/10/the_cult_of_the_statue_by_drawingnightmare-d4qzid8.jpghttps://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/10/the_cult_of_the_statue_by_drawingnightmare-d4qzid8-150x150.jpgRick ValerioRPGRPGJá pensou em se tornar membro de uma grande guilda de ladrões ou assassinos aplicando roubos e assassinatos para conseguir chegar ao posto de maior organização criminosa numa ambientação ao estilo dark fantasy? Ou ser um pequeno mafioso cumprindo missões das mais sórdidas para chegar ao posto de líder de um...Tudo sobre seus hobbies em um só lugar!