Quando fui chamado para o Hobbismo, imediatamente foi de meu interesse trazer conteúdo inusitado para quem não conhece. Desta vez, vamos por essa vertente. Um jogo de cartas bem curioso ao qual fui apresentado este ano, financiado por uma campanha do Kickstarter. Este é o Unstable Unicorns, o jogo que você tem que construir seu curral de Unicórnios e sacanear seus amigos.

As regras são bem simples. Quem formar um grupo de sete unicórnios primeiro, ganha. A jogabilidade segue o mesmo tom de simplicidade. Todos começam com Unicórnios Bebês, que são da classe de Unicórnios-Base. Começa o jogador cuja roupa é a mais colorida. Faz sentido.

Cada um dos jogadores possuem uma mão com sete cartas aleatórias, definidas após embaralhamento e distribuição. A ordem de jogo é basicamente: comprar uma carta do banco, baixar uma carta para o jogo e então passar a vez para o seu colega. Só que essa aparente simplicidade mascara o quão caótico o jogo é.

Manual do Caos para Unicórnios

unstable unicorns como jogar

Como todo jogo de cartas, Unstable Unicorns tem diferentes tipos de jogadas a serem feitas:

Bebês Unicórnio: Cartas básicas, identificadas no canto superior esquerdo com a cor lilás. Já permanecem no estábulo desde o início, mas podem ser deslocadas com o efeito de outras cartas.

Unicórnios-Base: São as cartas mais simples, que apenas contabilizam número. São identificadas com a cor roxa.

Unicórnios Mágicos: identificados com a cor ciano – ou azul, se você não é designer -, eles tem efeitos diversos. Alguns pedem descartes, outros roubam unicórnios, outros lhe fazem procurar cartas no baralho. É aqui que começa a discórdia.

Cartas Instantâneas: Elas entram em jogo a qualquer momento para interromper a jogada do adversário. Geralmente são as cartas NEIGH, que você precisa falar bem alto para deixar claro o efeito. Identificadas com o canto vermelho, só outra NEIGH pode interromper a interrupção.

unstable unicorns carta

Cartas de Mágica: Bagunça instantânea para todos. São identificadas com a cor verde.

Cartas de Downgrade: Identificadas com a cor amarela, são as armas para atazanar a vida dos seus colegas de jogo. Servem como ataque direto à estratégia montada por eles, com reduções de cartas na mão, descartes obrigatórios no início do turno, dentre outros.

Cartas de Upgrade: como é de se esperar, são as cartas que dão vantagens ao jogador. Identificadas com a cor laranja.

Parece fofinho, mas é só aparência

Com todas as cartas devidamente apresentadas, vamos ao principal sobre Unstable Unicorns. Para chegar ao curral de sete unicórnios, considere que seus amigos à mesa não vão pensar duas vezes antes de frustrar suas jogadas, lhe jogar downgrades seguidos e impedir seu desenvolvimento. Acaba sendo importante considerar jogadas que seus colegas façam que possa acabar lhe favorecendo, além de planejar as cartas da sua mão e seus upgrades em jogo.

A parte complicadora é justamente a forma simples de jogo: não se pode jogar mais do que uma carta, nem comprar mais que uma em condições normais. Daí tudo o que estiver na mesa pode e deve ser pensado em conjunto com sua mão, com jogadas que roubam cartas dos jogadores alheios, que deslocam e reduzem desigualdade de unicórnios nos currais, o que só vai complicando mais e mais a vida de todo mundo.

unstable unicorns jogo

Tudo tão divertido, mas tão errado…

Um dos melhores aspectos do jogo é justamente seu humor ácido. É um festival de besteirol delicioso e divertido, que se coloca nos nomes das cartas, nas ilustrações, nas regras e nas descrições. E pra coisa ficar ainda mais louca, os criadores ainda fizeram expansões. Uma que adiciona cartas com dragões, outra com muita fofura destrutiva num apocalipse arco-íris e finalmente, a absurda expansão para maiores de 21 anos, completamente insegura para o trabalho, não à toa seu nome é justamente NSFW.

Na caixa do jogo tem a descrição perfeita para tudo o que ocorre. Construa seu exército de Unicórnios. Traia seus amigos. Unicórnios são suas amizades agora. Mas não é bem assim: Joguei a versão NSFW e acho que o máximo que aconteceu foram alguns orgulhos feridos, embora incluam na caixa um conjunto de regras adicionais para caso as piadas sexuais e a obscenidade não sejam suficientes.  E sim, tinham muitas, mas muitas coisas que eram constrangedoramente erradas a ponto das risadas em jogo serem inevitáveis.

Por essas e outras que, se você gosta de unicórnios, piadas de quinta série e muita zoação, esse jogo foi feito sob medida para você. E financiado por uma cacetada de gente que provavelmente tem a mesma mentalidade de quinta série que você. Infelizmente ainda não temos distribuição nacional do jogo, o que obriga o conhecimento da língua inglesa e a importação do mesmo.

Leia mais no Hobbismo:

O que achou da maluquice de Unstable Unicorns?

Já jogou o Unstable Unicorns? Ficou curioso? Tem algum jogo estranho para nos indicar? Eu estarei sempre em busca desses card e board games interessantes e inusitados, para que mais pessoas conheçam e possam se divertir em conjunto. Comenta aí pra gente!

http://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/09/unstable-unicorns-capa-1024x498.jpghttp://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/09/unstable-unicorns-capa-150x150.jpgRaoni FerreiraBoardgameBoardgame,Reviews,Unstable UnicornsQuando fui chamado para o Hobbismo, imediatamente foi de meu interesse trazer conteúdo inusitado para quem não conhece. Desta vez, vamos por essa vertente. Um jogo de cartas bem curioso ao qual fui apresentado este ano, financiado por uma campanha do Kickstarter. Este é o Unstable Unicorns, o jogo...Tudo sobre seus hobbies em um só lugar!