Os sonhos são lidos como manifestações da psique humana, contendo desejos, medos e, através dos simbolismos que a mente utiliza, manifesta-se durante o sono, gerando sonhos prazerosos ou pesadelos terríveis que assombram o sonhador.  Muito usados em várias mídias da cultura pop como forma de manifestação mágica ou mesmo viagens extra-planares, magias ou mensagens divinas, essas manifestações da mente trazem fascínio e enigmas para os que fazem uso dos sonhos e pesadelos no RPG.

A mitologia grega e os sonhos

sonhos-e-pesadelos-no-rpg-capa

A mitologia grega diz que Morfeu, deus do sonho, pode assumir qualquer forma e entrar nos sonhos de suas vítimas e, como sabemos, os deuses gregos adoravam brincar com a humanidade e manipulá-los a bel prazer. Morfeu é irmão de Hipnos, deus do sono, que também interfere no espírito dos mortais e adentra na mitologia dos sonhos. As lendas dizem que Morfeu vive numa caverna e é retratado deitado numa cama de ébano decorada com flores lindas.

Existem também os Osneiros, entidades consideradas como a personificação dos sonhos, chamados Ícelo (a personificação dos pesadelos) e Fântaso (personificação da fantasia), enquanto Morfeu toma conta dos sonhos plausíveis. É interessante observarmos que os sonhos são muito usados em culturas antigas e a função dos sonhos de forma divina, espiritual e mágica encanta o mundo até hoje, especialmente quando falamos de RPG.

Sonho introdutório de aventuras ou campanhas completas

sonhos-e-pesadelos-no-rpg

Mestre: Seu personagem está se percebendo muito leve, não sabe dizer ao certo onde ou quando está, apenas que parece estar caindo cada vez mais, como em queda livre, não sente medo, apenas sente-se mais leve, como se não existisse mais o peso do corpo ou da gravidade. Ele vai caindo e se percebe sobre as nuvens, consegue visualizar o mar ao longe, montanhas flutuando no céu e peixes voadores, mas continua caindo, não sente medo, mas cai mais e mais…

Subitamente, se vê em uma linda floresta com um santuário à frente e ao longe uma linda mulher com aura brilhante se aproxima de você. A paz que ela transmite é tamanha que você nem percebe que aterrissou caindo em pé tranquilamente e lentamente, o que importa agora é a imagem dela, se aproximando de você e dizendo suavemente:

– Hoje vai despertar seus poderes, meu servo!”

Esse foi um leve exemplo de sonho onde uma entidade onírica, ou seja, que não pertence ao mundo real, entra na mente do personagem para despertar habilidades ou conhecimentos que até então ele não possuía. O propósito ainda não é claro e talvez seja para salvar seu povo ou outros mundos.

Neste caso, o uso do sonho é para introduzir o personagem à proposta da aventura. As motivações desse personagem podem ser diferentes, como desejo de fazer algo extraordinário pelo seu mundo ou o desejo de encontrar um artefato lendário que contenha esse poder.

Pesadelos assombrando o sono dos personagens

sonhos-e-pesadelos-no-rpg-freddy

Mestre: você se percebe correndo pela densa floresta, está de noite e a escuridão atrapalha sua visão para conseguir achar uma saída. Ouve passadas pesadas na mata, talvez sejam feras noturnas à espreita para devorar-lhe a carne ou algo pior. Corre desesperadamente por sua vida em busca de alguma luz, o medo tomando conta de seu peito e sua respiração começa a ficar ofegante e o coração acelerado.

Você tenta gritar mas nada sai de sua boca, apenas está em sua mente a esperança de sair dali e ver algum rosto conhecido. Não olha para trás porque sabe que, se olhar, será pego. Sua mente sabe disso, então apenas corre e, ao chegar numa curva, consegue enxergar a saída, tem uma saída daquela floresta maldita! A corrida fica mais acelerada apesar do cansaço, a esperança, a luz e a vida estão a frente!

Quando chega próximo a sair e a conseguir falar, tentáculos te agarram com força monstruosa e solta um pequeno grito, onde seu espírito é levado para a escuridão…”

sonhos-e-pesadelos-no-rpg-callofcthulhu

Aqui falamos de uma forma de sonho terrível, usando pesadelos para atiçar o medo e o horror dos personagens. O objetivo é brincar com os sonhos, talvez um demônio que entre na mente do personagem para causar problemas no despertar ou capturá-lo para não mais acordar e se tornar um fantoche de seu controle espiritual.

Eu, como narrador, já utilizei muitos sonhos e pesadelos no RPG como mensagens divinas ou profecias, mas meu favorito é mestrar sessões de aventuras inteiras dentro do mundo dos sonhos. O motivo para isso é pelo caos e dinamismos proporcionados por esse mundo, já que podemos ajustá-lo de acordo às nossas fantasias mais loucas enquanto mestre de jogo. Mas claro que o objetivo era sempre conseguir uma resposta para algum enigma ou mesmo receber uma mensagem ou presente dos deuses.

Descobrindo o futuro: Sonhos proféticos

sonhos-e-pesadelos-no-rpg-clamp

Mestre: O grupo está agora se sentindo como se estivessem acima do céu, como se as estrelas estivessem próximas e sente que são parte delas, da vastidão do cosmos. De repente veem uma criança se aproximando, caminhando tranquilamente como se estivesse no chão e ela, com sua expressão brincalhona como uma criança qualquer, aponta para o horizonte e sussurra palavras guiando seus personagens a olhar para as estrelas. Eles percebem a mensagem que buscam para saber o segredo dos deuses sobre aquele plano de existência. Vocês começam a ler como se fossem astrólogos e interpretam a mensagem: a verdade pode ser alcançada através dos 5 espíritos sagrados adormecidos nos templos divinos. Despertem os poderes deles e terão o poder para combater as forças inimigas do mundo.”

Os sonhos podem ser proféticos, sejam eles mensagens divinas ou pesadelos que levem à perigos ou à redutores na ficha do personagem por conta de um peso na consciência ou assombração de entidades sobrenaturais. Esses sonhos funcionam como uma dimensão à parte para se explorar nas campanhas de RPG. Histórias, monstros e fenômenos podem ser aproveitados como os narradores quiserem para trazer mais caos e emoções aos seus jogadores.

Nos mangás do grupo Clamp, quase sempre os sonhos têm uma função. Em sua maioria, profetizam acontecimentos ou guiam os protagonistas dos mangás para o objetivo da trama, mas também servem como uma dimensão a ser explorada.

Outros RPG’s de mesa que abordam o Sonhar:

sonhos-e-pesadelos-no-rpg-changelingChangeling: O Sonhar (Antigo Mundo das Trevas ou Storyteller) – voltado para temática dos sonhos e a influência dos seres oníricos no mundo. Essas entidades nada mais são que fadas vindas de Arcádia, o seu mundo de origem, que tinham vínculo com a humanidade há séculos. Por causa do desencantamento do mundo através da evolução científica e outros fatores que o livro aborda, essa ligação começou a ficar mais frágil e com isso, a ligação entre as fadas e os humanos têm se perdido.

A saga dos personagens desse RPG é trazer ao mundo esse encantamento novamente ou as fadas desaparecerão por conta da “Banalidade”, ou seja, a descrença dos humanos nos seres míticos de Arcádia. Este RPG não fez muito sucesso para os fãs mais sombrios do Mundo das Trevas, uma vez que a proposta é mais “leve”, o que não agradou tanto aos fãs brazucas.

Posteriormente, com o advento do Storytelling, também conhecido como Novo Mundo das Trevas, surgiu Changeling: Os Perdidos, com uma proposta mais obscura. O cenário aborda seres sobrenaturais que capturam crianças e as transformam em changelings unicamente por diversão. Essa experiência de estar sob o poder das Fadas, chamadas de Fey, é tão traumática e caótica que causam transformações físicas e mentais no personagem.

Changeling só conseguem retornar à Terra escapando das garras desses Fey ou caso a entidade permita sua fuga. Porém, esse retorno  não significa a conquista da tão sonhada liberdade, podendo representar algo ainda pior. Por exemplo, o personagem pode retornar e descobrir que alguém que tomou seu lugar usando sua aparência ou que simplesmente tenha sido apagado da história da família, entre outros. Com um enredo bem insano, o narrador de Changeling pode usar e abusar dos sonhos e pesadelos no RPG como forma de trazer mais imersão aos seus jogadores.

sonhos-e-pesadelos-no-rpg-cthulhu

O Chamado de Cthulhu: claro que não podíamos abordar sonhos e pesadelos no RPG sem falar sobre Chamado de Cthulhu. O cenário é um prato cheio para abordar a loucura no RPG, já que o jogo encoraja brincar com a mente dos jogadores através de sua trama, nunca deixando muito claro o que é sonho ou que é realidade. Os jogadores são investigadores do oculto e acabam entrando numa trama sinistra que os levam aos limites da mente humana, descobrindo conspirações e seitas macabras que reverenciam o ancião cósmico que vem para trazer uma nova era ao mundo, de caos e insanidade. E nada mais insano e caótico que os sonhos e pesadelos dos mortais para sinalizar a chegada desta entidade!

Leia mais sobre RPG no Hobbismo:

Como você aborda os sonhos e pesadelos no RPG?

E vocês, caros aventureiros, quais sonhos ou pesadelos no RPG gostam de utilizar em suas campanhas? Já tiveram a oportunidade de narrar ou jogar no Sonhar? E como foi essa experiência de jogo?

http://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/02/a-nightmare-on-elm-street-freedy-krueger-premium-format-figure-sideshow-feature-300366.jpghttp://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/02/a-nightmare-on-elm-street-freedy-krueger-premium-format-figure-sideshow-feature-300366-150x150.jpgRick ValerioRPGcomo usar sonhos e pesadelos em uma sessão de rpg,pesadelos,RPG,sonhos,sonhos e pesadelos no RPGOs sonhos são lidos como manifestações da psique humana, contendo desejos, medos e, através dos simbolismos que a mente utiliza, manifesta-se durante o sono, gerando sonhos prazerosos ou pesadelos terríveis que assombram o sonhador.  Muito usados em várias mídias da cultura pop como forma de manifestação mágica ou mesmo...Uma fonte, muito conteúdo