O mercado de RPG tem sido cada vez mais proveitoso e com cada vez mais lançamentos. Vemos muitos financiamentos coletivos sendo realizados para trazer mais sistemas, suplementos e cenários para o jogo, dando mais opções de diversão para os fãs do Roleplaying Game. Há títulos também lançados por brasileiros que entram nessa lista e há aqueles que gostaríamos que chegasse ao Brasil para aumentar ainda mais nossas prateleiras e opções de jogo com nossos grupos. Ainda assim, existem diversos RPGs de horror que não chegaram por aqui, mas que mereciam estar nas estantes brasileiras. Confira 4 dos melhores exemplos!

1. Cthulhu Darkrpgs-de-horror-cthulhu

Falou em Cthulhu, lembramos de H.P. Lovecraft e do monstro gigante adormecido no oceano com cabeça cheia de tentáculos e seu corpo dracônico com asas de morcego. A descrição é bem conhecida para fãs dos RPGs de horror e literatura de terror cósmico.  Este RPG traz os horrores de experiências bizarras contemporâneas, um pouco diferente do clássico Chamado de Cthullu, mas com a mesma premissa.

Com um sistema simples usando o dado de 6 lados (D6),  ele quem determina os resultados das ações. Com resultado 1, o personagem é bem sucedido. Com o 6, o personagem alcança um tipo de sucesso crítico. Entretanto, quando se tira um resultado 6, é possível que seu personagem tenha algum vislumbre dos pesadelos reais que estão se aproximando da humanidade.

2. Bubblegumshoe

rpgs-de-horror-bubble

Já imaginou ser chamado de “criança enxerida”, como vemos frequentemente nos desenhos de Scooby Doo quando desvendam um misterioso enigma? Ou ser como Veronica Mars, a detetive adolescente, desvendando mistérios e crimes no ambiente escolar ao mesmo tempo que enfrenta as mudanças hormonais e desafios do Ensino Médio?

Esse jogo faz você entrar no corpo de adolescentes enfrentando suas crises de popularidade tentando encontrar um lugar no pódio do rei e da rainha do baile ao mesmo tempo que enfrenta perigos e criminosos aterrorizando o bairro. Bubblegumshoe traz essas emoções adolescentes para a mesa de uma forma divertida e totalmente interpretativa, com habilidades de contar histórias que podem se tornar a chave para solucionar o problema.

Um exemplo é a habilidade Grownup Face que permite aos personagens dizerem coisas para os adultos de maneira que eles sempre acreditem. Também existem regras de habilidades sociais para bullying que podem dar ótimas cenas no jogo.

3. Night’s Black Agents

rpgs-de-horror-night

Imagine que seu personagem esteja em uma missão especial de entrar em uma grande organização e está com os equipamentos certos de espionagem e armas que poderão ajudar caso seja descoberto. Quando chega ao local da missão, consegue invadir o prédio sem muitos problemas, exceto que presencia algo terrível: a secretária gentil que havia conhecido na manhã anterior quando tentava fazer um reconhecimento do local para planejar a invasão, estava sugando o sangue de seu chefe e diretor da empresa.

Sim, ela é uma vampira e domina todo aquele território. Começa então o combate em que tiros e força física são levados ao limite. É como se estivéssemos assistindo a um embate entre Nikita e Drácula, para exemplificar o que Night’s Black Agents traz. Vale a pena conferir o jogo porque, além de um cenário que divide partes de ação em câmera lenta e abominações de mortos-vivos tão assustadoras que deixam seu sangue congelado, o jogo também apresenta uma das maiores campanhas de RPG de todos os tempos, o Dossiê Drácula.

Em Dossiê Drácula, você descobre que os eventos do romance Drácula realmente ocorreram e a antiga contagem ainda está sendo usada como um trunfo pela inteligência britânica para caçar a Al-Qaeda no século 21. Ou estaria Drácula está usando eles? A campanha tem folhetos tão bonitos que fazem as estátuas chorarem, além da versão “não editada” do Drácula, que conta com 50.000 palavras extras e três conjuntos de anotações.

4. Inspectres

rpgs-de-horror-inspecters

Imagine um mundo como nosso sendo infestado por entidades sobrenaturais, como fantasmas e assombrações. Agora imagine que exista uma organização tecnológica que traz instrumentos necessários para a caça dessas entidades e onde o Vale do Silício, local onde esses seres residem, atravessam a película que separa o mundo dos vivos e dos mortos para assustar as pessoas por vingança ou por uma ligação forte sentimental. 

Esta é uma oportunidade única para você e seus parceiros abrirem sua própria franquia InSpectres e fazerem um bom dinheiro removendo fantasmas e espectros de sua comunidade local! Este jogo é parte Os Caça-Fantasmas, parte do Vale do Silício, com uma pitada de reality show jogado por diversão – é sério, os personagens têm confessionários como no Big Brother!

Vampiros infestando seu banco de sangue? Fantasmas assombrando sua loja de sushi? Ligue para InSpectres hoje! Mas a diversão do InSpectres não termina com sua configuração. Também existem mecânicas que colocam os jogadores no comando da trama. Em uma reviravolta única para um jogo de RPG investigativo, o mestre do jogo cria um enredo com seus jogadores.

Em testes bem-sucedidos, os jogadores podem ditar o que ocorre, mesmo que estejam traduzindo um livro de feitiços do chinês. Os feitiços são simplesmente sem sentido ou contêm encantamentos que transformariam um ser humano em uma água-viva? Apenas o jogador pode decidir com certeza e todos os outros, inclusive o mestre, precisam rolar com ele.

Leia também no Hobbismo:

Quais RPGs de horror gostaria que viessem pro Brasil?

Qual desses é mais interessante para se jogar? Um clima de horror com ação explosiva como Night’s Black Agents ou algo mais voltado para Os Caça-Fantasmas em Inspectres ou o horror cósmico e insano de Dark Cthullu? Como seria divertido fazer parte do Clube dos Mistérios no Ensino Médio? Escolha quais RPGs de horror deseja se inserir e vamos ao encontro da diversão!

http://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/04/chill_hauntedhouse-1024x791.jpghttp://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/04/chill_hauntedhouse-150x150.jpgRick ValerioRPGRPG,RPG de horrorO mercado de RPG tem sido cada vez mais proveitoso e com cada vez mais lançamentos. Vemos muitos financiamentos coletivos sendo realizados para trazer mais sistemas, suplementos e cenários para o jogo, dando mais opções de diversão para os fãs do Roleplaying Game. Há títulos também lançados por brasileiros...Tudo sobre seus hobbies em um só lugar!