Olá meus amigos rpgistas, voltei de outra dimensão onde precisei lutar contra criaturas poderosas e entidades cósmicas para, enfim, conseguir voltar para nosso mundo místico. Não estava em Nárnia, tampouco na Terra Média ou Westeros, mas em dimensões ainda mais monstruosas, como se fosse levado pelo próprio Cthullu à beira da loucura, mas graças aos deuses do RPG, voltei para a Terra para falar do RPG FATE para vocês.

Sem mais delongas, vamos ao nosso artigo de retorno ao mundo dos nerds falando sobre o RPG FATE, já bem conhecido entre os jogadores brasileiros. Ele foi financiado no ano de 2015 pela Solar Entretenimento através do Catarse.

O trabalho foi tão bem recebido pelos jogadores brazucas que vários outros materiais são publicados por fãs em muitas páginas da internet. Para quem quiser adquirir o material oficialmente, só comprando pelo site da Solar Entretenimento.

Mas por que RPG FATE?

A palavra está em inglês e traduzida para o nosso idioma fica “Destino”. Ou seja, o conceito de destino no jogo tem tudo a ver com a mecânica desse novo RPG. Revolucionário para uns e decepcionante para outros, FATE caiu no gosto de muitos fãs e tem sido produzido muito material de ótima qualidade.

rpg fate

O RPG FATE tem esse nome porque fornece aos jogadores “Pontos de Destino”. Se trata de um bônus especial para o jogador melhorar o desempenho numa tarefa, além de poder ou ter vantagens em uma determinada ação. Por isso, os pontos de destino são um tipo de “fonte de energia” para o personagem realizar algo de forma mais grandiosa, lembrando o Sétimo Sentido dos Cavaleiros do Zodiáco e outros combatentes no RPG.

RPG FATE: O sistema

A mecânica de RPG FATE é bem simples, pois o sistema trabalha com Aspectos, que são fatos que os jogadores e narrador estabelecem sobre os personagens e do cenário. Elas são como verdades utilizadas na cena para enriquecer o jogo, trazendo vantagens ou desvantagens para os participantes.

Os dados utilizados no FATE são os chamados Dados Fudge. Eles são dados de 6 lados contendo, em vez de números, sinais de positivo ou negativo. A distribuição dos dados Fudge é assim: dois lados contendo “+”, dois lados com o sinal “-” e dois lados em branco, mas nada impede que você possa usar o D6 comum para sua narrativa no RPG FATE , é só escolher os números que representam o “mais”, “menos” e os lados “brancos”.

rpg fate dados

No RPG Fate, podemos criar qualquer coisa

Há uma gama infindável de possibilidades para criar cenários, temas e enredos no sistema FATE. Eles podem ser feitos através de pequenas frases que significam o conceito e aspectos dos personagens. Porém, essas pequenas frases não simbolizam apenas o que o personagem faz com habilidades, poderes e perícias, mas a forma como ele se relaciona com o cenário.

rpg fate livro

Na criação da ficha de personagem existe o conceito do personagem, que, além do nome, indica o que o destaca nesse mundo de aventuras. Em seguida, o jogador escreve uma dificuldade do personagem, um tipo de desvantagem que pode vir a ser aproveitado na história do mesmo.

Finalmente, podemos escrever as Façanhas, que são Recursos usados quando o jogador gasta Pontos de Destino – os FATE POINTS – para aprimorar algum desses aspectos ou poderes. A partir daí, podemos partir para a ação.

A ação no RPG FATE

O sistema traz um grupo de ações para os personagens utilizarem durante o jogo, são elas:

  • Criar vantagem: cria ou usa aspectos que trazem algum bônus na rolagem dos dados ou penaliza os alvos em ações. Essas vantagens podem ser criadas nos personagens ou no ambiente, por exemplo.
  • Superar: testes para vencer obstáculos e desafios de forma ativa ou passiva.
  • Atacar: ferir oponentes, imobilizá-lo, controlá-lo de alguma forma.
  • Defender: proteger-se contra ataques ou vantagens dos oponentes ou de armadilhas.

rpg fate basico

Existe um número-alvo para a rolagem de dados fudge, sendo calculado com os modificadores, possíveis bônus ou penalidades por aspectos criados. Alcançado esse valor, a ação é considerada bem sucedida e o desafio do momento superado. Caso esse número não seja alcançado, a ação falha ou aspectos vantajosos aos oponentes ou à situação podem ocorrer.

Não menos importante, as rolagens podem resultar em: falha, empate, sucesso ou sucesso com estilo – este último sendo o famoso sucesso crítico ou decisivo. Só que mais estiloso.

Sofrendo dano e adquirindo consequências

Os danos dos personagens são calculados através das caixas de estresse, marcados conforme você é afetado por dano físico ou dano mental. Também existe a característica de dano agravado chamado de consequência que possuem os graus suave, moderado, severo e extremo.

rpg fate ficha

Existem as zonas, funcionando como o mapa do cenário. A lógica é um pouco diferente do “grid de movimentação” de outros sistemas, já que as zonas são pedaços de papel ou marcações do cenário que trazem vários aspectos desafiantes para os jogadores.

RPG Fate Básico e Fate Acelerado

Apesar de falarem do mesmo sistema, são livros um pouco diferentes, pois o Fate Acelerado trabalha com o sistema de abordagens e o Fate Básico aprofunda mais os temas e os aspectos a serem trabalhados. Isso dá mais ferramentas ao narrador e seus jogadores para criar desde uma sessão one-shot até uma campanha extensa.

rpg fate acelerado

E você, já experimentou o RPG FATE?

Com os recursos que esse maravilhoso sistema oferece podemos criar várias possibilidades de narrativa, trazendo experiências de jogo muito divertidas para os participantes. Eu mesmo já joguei o RPG FATE e digo que é ótimo tanto para iniciantes como para veteranos. Conseguimos criar e adaptar qualquer coisa para o sistema, sejam essas campanhas aventuras no mar ou longas viagens pelo espaço sideral em campanhas de ficção científica.

rpg fate fim

Conte para gente sua experiência e como mudou o destino de seu personagem!

http://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/10/1b347e2009a8dfed71dc7d4faa713422_original-1024x576.jpghttp://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/10/1b347e2009a8dfed71dc7d4faa713422_original-150x150.jpgRick ValerioRPGFATE,RPG,RPG FATEOlá meus amigos rpgistas, voltei de outra dimensão onde precisei lutar contra criaturas poderosas e entidades cósmicas para, enfim, conseguir voltar para nosso mundo místico. Não estava em Nárnia, tampouco na Terra Média ou Westeros, mas em dimensões ainda mais monstruosas, como se fosse levado pelo próprio Cthullu à...Tudo sobre seus hobbies em um só lugar!