Começamos nosso artigo com uma pergunta que, talvez, seja um mistério para quem não é entusiasta de um bom RPG de mesa: o que torna o hobby tão mágico? A resposta estão nos momentos que, apesar de acontecerem em um mundo de fantasia, podem se tornar inesquecíveis para quem está jogando. Observem só esse exemplo abaixo, com um momento intenso de uma partida em um cenário de aventura e espionagem.

Mestre: Os reféns serão exterminados e vocês não têm escolha a não ser desistir e entregar todas as suas armas! – Diz o terrorista que está com um controle que, ao leve toque de seu dedo, ativa o comando para explodir as bombas no prédio onde vários representantes do governo, líderes de nações e trabalhadores do evento estão enclausurados sem a menor possibilidade de fuga.

Jogador 1: Desista, por que se fizer isso, você morre.

Jogador 2: Uma equipe especial está sendo enviada para desativar as bombas. Você perdeu, otário!

Jogadora 3: Era a única que não estava à vista do maldito terrorista. Uma única ação furtiva bem-sucedida daria a possibilidade de acabar com tudo isso. Ela fica na espreita e se aproxima, até que…

Mestre: Role sua Destreza + Furtividade dificuldade elevada para este teste.

rpg-de-mesa-mgs

O que está acontecendo nesse momento intenso: o grupo está enfrentando um terrorista que deseja assassinar vários líderes mundiais para cumprir seus propósitos, talvez dominação ou vingança. Seus motivos reais podem ser revelados durante a sessão de jogo ou não, pois a espiã furtiva pode dar cabo do vilão antes que ele possa explicar seus planos sórdidos e jogar na cara dos personagens que estão tentando dar uma de “heróis”.

As emoções dessa sessão de RPG podem trazer à experiência do jogador sensações de vitória, conquista, perdas de companheiros ou até a morte de inocentes pelas mãos do vilão caso a tática da combatente furtiva não tenha êxito. Se repararem, usamos o exemplo de narrativa usando o sistema Storyteller, mas poderia ser em qualquer outro.

O ponto para a discussão está no quão divertido esses momentos com os amigos são, que começam no preenchimento da ficha dos personagens e seguem pelo desenrolar da trama narrada pelo mestre e a participação ativa de seus jogadores. O RPG de mesa faz os participantes imergirem numa realidade que só existe em suas mentes, podendo ser compartilhada através da visão de cada um, seja de forma descritiva ou através de desenhos e imagens coletadas da internet, do jeito mais interessante para ilustrar a experiência de jogo.

Vamos falar um pouco da história do RPG e como ele se tornou o que é hoje, um entretenimento com cada vez mais adeptos, em cada geração, retirando a ideia de que jogadores de RPG são pessoas estranhas (apesar de muitos de nós sermos sim!) e sem vida social que usa o jogo para fugir da realidade por não conseguirem lidar com a própria vida. A tentativa aqui é de desmistificar esses preconceitos com o hobby.

O que é o RPG?

rpg-de-mesa-bar

A sigla significa Roleplaying Games ou Jogo de Interpretar. Nesse jogo, os participantes adentram na história de personagens criados por eles mesmos, construindo sua personalidade, história de vida e de como conseguiram suas habilidades. Eles podem ser inseridos em realidades parecidas com a nossa ou em mundos completamente fictícios como os de fantasia medieval, ficção científica, horror sobrenatural, dentre outros.

O primeiro título publicado foi o Dungeons & Dragons, em 1974, através da empresa TSR, na verdade, sendo suplemento do jogo “Chainmail“. Com isso, uma nova forma de entretenimento foi criada, mas ainda assim, precisava de muitas modificações para chegar ao jogo de interpretação de personagens que conhecemos.

Durante anos, o RPG foi se desenvolvendo e muitos interessados criaram seus cenários, sistemas e propostas de enredo. Temos o clássico de fantasia medieval e mais conhecido nos títulos de Dungeons & Dragons, os famosos GURPS e sua proposta de ser um sistema genérico, além do cenário de horror do World of Darkness que trouxe uma multiplicidade de títulos para serem adquiridos.

Diferente de hoje, não era tão simples conseguir material de RPG para jogar. Há alguns anos, apenas quem possuia condições financeiras para comprar de livros de RPG conseguiam montar grupos de jogo, dificultando o acesso ao hobby. Atualmente o cenário mudou e essa “escassez” foi deixada de lado, afinal, a internet é um oceano de possibilidades para encontrar materiais interessantes.

A magia da interpretação de personagensrpg-de-mesa-dragao

Quem nunca desejou estar na pele do herói de HQ favorito, personagem de mangá, anime ou de jogos de RPG eletrônico? Ou quem nunca desejou estar num determinado mundo fantástico derrotando monstros, adquirindo tesouros e conquistando reinos? Ou sendo uma criatura da noite espreitando seus inimigos através de poderes sombrios? O RPG dá muitas possibilidades de ser qualquer um deles, desde personagens fracos iniciais em cenários de aventura de fantasia leve ou uma entidade mitológica cheia de recursos à disposição.

O fato de você poder ser o que quiser e interpretar esses seres, tendo semelhanças com problemas “humanos”, mas onde o único limite é a imaginação, torna jogar RPG algo tão imersivo e com experiências fantásticas de diversão. Inclusive, vale notar que profissionais das áreas de psicologia e educação acreditam que o jogo estimula o trabalho em equipe e interação. Hoje, existem materiais de jogo voltados para o ensino em escolas, transformando nosso hobby favorito em algo produtivo e estimulante para os educandos.

As planilhas de personagem e os dados exóticos

rpg-de-mesa-ficha    

Como em todo jogo que se preze, são necessários regras para que haja um equilíbrio no meio de todas essas possibilidades de ser e fazer. No RPG não é diferente, existem regras que cada sistema propõe aos narradores e jogadores que melhor se adequam ao cenário que desejam jogar. Existem atributos estatísticos relacionados às proezas físicas e intelectuais dos personagens, habilidades mais mundanas como conhecimentos e perícias, tabelas e características representando vantagens e desvantagens, e claro, o mais divertido: os poderes especiais.

Ter dons sobrenaturais como super força, magia verdadeira, carregar armas e itens mágicos, controlar o clima, a mente de inimigos são tipo de poderes que o RPG pode oferecer aos seus jogadores, contanto que esteja dentro dos parâmetros matemáticos e do cenário que estão a jogar. Dessa maneira, é possível manter o equilíbrio no uso dessas habilidades, proporcionando momentos emocionantes para os jogadores.

rpg-de-mesa-dados

As características citadas acima são descritas e numeradas nas planilhas de personagem ou ficha de personagem, que normalmente ocupam uma ou mais folhas. Nelas, você detalha atributos físicos, mentais e sociais. Além disso, também define suas habilidades especiais, resistências, vantagens e desvantagens, poderes e dons desse personagem.

Esses atributos podem estar ligados a um estereótipo já criado, como as classes de personagens do D&D. Também é possível fazê-lo através de uma distribuição de pontos mais aberta como em GURPS e Mutantes & Malfeitores, por exemplo.

Também há tipos de planilha que fazem o personagem se afiliar a alguma irmandade, como em Vampiro: a Máscara, Lobisomem: o Apocalipse e quase toda a linha Storyteller/Storytelling. Você pode gastar poucos minutos fazendo a ficha ou horas, dentre distribuir pontos e escolher as habilidades, armas e poderes desejados, mas se divertirá muito quando estiverem em ação… a não ser que seu personagem morra na primeira sessão!

Aventura e Campanha

rpg-de-mesa-trevas

Aventura é o tempo em que rola a interação dos jogadores e do mestre no dia de jogo, sendo comumente apelidada de “sessão de jogo” ou “sessão de aventura”. Esse tempo pode ser de apenas um dia ou algumas horas, dependendo da disposição e disponibilidade do grupo que irá se aventurar pelo RPG de mesa.

Não há regra específica dizendo que a aventura precise ser definida só em uma sessão, podendo estender para mais de um dia. Quando uma aventura se estende por mais de uma sessão, ela é normalmente chamada de campanha, composta por várias aventuras ou sessões de jogo, contando uma determinada história que o grupo precise desvendar ou várias histórias soltas, criadas para ver a evolução dos personagens, aumentando o grau de desafio, podendo enfrentar até mesmo entidades cósmicas e deuses daquele universo. A duração da campanha pode levar até anos para ser jogada por completo!

Experiência e Evolução de Personagens no RPG de mesa

rpg-de-mesa-ff7

Quando se termina uma aventura com a derrota de vilões e salvamento do planeta, os personagens ganham pontos de experiência e adquirem mais conhecimento, novas habilidades e evoluem seus poderes e atributos. Isso faz com que haja a recompensa dos jogadores por trabalharem duro e arriscarem a vida dos seus personagens em missões perigosas, enfrentando desafios e inimigos poderosos.

Os personagens se tornam mais fortes e faz o jogador de RPG de mesa também se sentir recompensado. Há mudanças nas planilhas, aquisição de itens e armas especiais ou conhecimentos mais úteis que poderão ser usados quando os jogadores desejarem, sendo levados em conta para os desafios maiores.

Leia mais sobre RPG e cultura pop no Hobbismo

RPG de mesa: O objetivo é DIVERSÃO

rpg-de-mesa-taverna

Independente das regras ou do sistema usado, jogar RPG é, além de uma experiência incrível de imersão e interação com os amigos e grupos em eventos, um exercício de novas formas de lazer e entretenimento que trazem sensações muito empolgantes para quem curte o hobby. É como participar de uma peça de teatro sem roteiro específico, mas o jogador sendo protagonista e o narrador o diretor que traz o desafio aos jogadores. Então, meus caros, peguem suas planilhas, façam seus personagens e vamos ao encontro da aventura!

http://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/03/rpg_maker_vx_art-1024x768.jpghttp://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/03/rpg_maker_vx_art-150x150.jpgRick ValerioRPGRPG,RPG de mesaComeçamos nosso artigo com uma pergunta que, talvez, seja um mistério para quem não é entusiasta de um bom RPG de mesa: o que torna o hobby tão mágico? A resposta estão nos momentos que, apesar de acontecerem em um mundo de fantasia, podem se tornar inesquecíveis para quem...Tudo sobre seus hobbies em um só lugar!