No dia 16 de julho de 2017 aconteceu o evento Rio Comics 2017, organizado pela Reboot Produções e dedicado aos quadrinhos independentes e cultura pop. Realizado na universidade Univeritas, localizada no bairro do Flamengo no Rio de Janeiro, o evento trouxe um ambiente amplo, familiar e tranquilo para seus participantes. Misturando ambientes abertos e fechados, o evento se destacou por trazer atrações bem diversas entre si, sem deixar de dar grande destaque aos quadrinhos, seu principal tema.

rio-comics-principal

Pouco antes de chegar à Rio Comics, já era possível ouvir os sons de pancada vindos da arena ao ar livre montada no pátio da universidade. A equipe carioca FILL trouxe seus combatentes para fazer um show exclusivo aos participantes do evento. Embora a atração fosse bastante divertida e a temática de heróis e vilões comuns às lutas possuam alguma ligação com os quadrinhos, os shows pareciam um evento à parte, principalmente por ficarem em uma área separada do evento.

Um dos principais diferenciais ficaram com as áreas temáticas. Fã-clubes como o Beco Diagonal RJ de Harry Potter e o Batmania Rio marcaram suas presenças, com itens de suas respectivas séries. Vale mencionar a incrível reprodução da Batcaverna exibida durante o evento, trazendo modelos do Batmóvel e as mais diversas versões do Homem-Morcego e seus aliados.

rio-comics-batmania

Rio Comics 2017: Paineis com quadrinistas e dubladores

Grande parte do evento estava com espaços bem organizados. A área comum do evento, que servia de ligação com todas as outras, ficou dedicada aos quadrinistas brasileiros, que exibiam seus mais recentes trabalhos e trocaram ideias com os fãs. Foi notável perceber que as obras em exibição possuíam gêneros bastante diferentes entre si. Além dos super-heróis, encontramos fanzines de humor, histórias de terror e um projeto que mostrou ícones do folclore brasileiro como se fossem filmes da Disney, entre diversos outros.

Além do espaço, estes mesmos quadrinistas puderam falar mais de seu trabalho em diversos paineis, sediados no auditório da universidade. Entre as participações, artistas como Jorge Ventura falaram de suas mais recentes obras, como o livro Sock! Pow! Crash! A História da Cult Série Batman de 66 – Volume 2. Outros destaques foram Luciano Cunha, autor de O Doutrinador, que foi ao palco falar sobre a adaptação cinematográfica de sua obra.

Em homenagem ao Dia da Dublagem, a Rio Comics trouxe também um painel dedicado a esses profissionais, trazendo nomes importantes como Jorge Lucas e Flávia Saddy – que dublaram o Batman e Mulher-Maravilha em seus filmes, respectivamente -, junto a Luísa Palomanes, que dublou Emma Watson nos filmes de Harry Potter. Outras atrações como uma sala dedicada aos campeonatos de card games e outra para o game Just Dance também procuraram divertir fãs destas atividades, entre outros.

rio-comics-quadrinhos

Rio Comics 2017: Bem focado, mas com algumas pontas a acertar

A Rio Comics 2017 se destacou por trazer um ambiente confortável, tranquilo e com atividades para todos os gostos. Foi satisfatório ver que tivemos muitas crianças – inclusive fazendo cosplay! –  transitando sem problemas pelo evento. Seu principal ponto positivo foi jogar os holofotes sobre a principal temática do evento: dar espaço e voz para quadrinistas brasileiros e independentes exibirem seu trabalho. Mesmo assim, pecou ao oferecer atividades em demasia, parecendo que estavam lá apenas para marcar presença, como as televisões com videogames para free play, as exibições de luta-livre em um ambiente destacado e uma área medieval sem nenhum aparente controle.

Por fim, concluímos que o evento acertou na escolha do ambiente e no clima geral de segurança e tranquilidade para os fãs, com potencial para crescer bastante em suas próximas edições. Para isso, será necessário rever algumas prioridades e rever seu foco, trazendo mais atrações próximas ao tema principal ou simplesmente cortando-as da programação. Esteve no evento desse domingo? O que achou da organização e das atrações? Comente conosco!

Leia também:

http://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2017/07/rio-comics.jpghttp://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2017/07/rio-comics-150x150.jpgFilipe SallesComicComic,EventosNo dia 16 de julho de 2017 aconteceu o evento Rio Comics 2017, organizado pela Reboot Produções e dedicado aos quadrinhos independentes e cultura pop. Realizado na universidade Univeritas, localizada no bairro do Flamengo no Rio de Janeiro, o evento trouxe um ambiente amplo, familiar e tranquilo para seus participantes....Uma fonte, muito conteúdo