Acredito que se cresceu no final da década de 80 e inicio dos anos 1990, você já teve um dos Comandos em Ação e travou batalhas épicas contra os Cobras. Como crias dessa época, não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem e fazer uma jornada nostálgica para relembrar e matar a saudade de alguns desses bonecos e veículos marcantes na infância de muitos. Para isso, vamos falar um pouco da história desses que foram os primeiros Actions Figures de gerações inteiras.

comandos-em-acao-banner

 

Em 1964, a Hasbro lançou a linha G.I. Joe, que continham bonecos vestidos com uniformes das forças armadas americanas, equipamentos, armas e alguns veículos. Cada modelo media cerca de 30cm de altura. Foram os primeiros bonecos voltados para os meninos. A sua versão tupiniquim chegou aqui pela Estrela por volta da década de 70, recebendo o nome de Falcon. Em 1978, a linha foi cancelada pela Hasbro pois a popularidade das forças armadas americanas havia caído drasticamente por conta da guerra do Vietnã, refletindo na queda brusca de interesse pelos G.I. Joes.

comandos-em-acao-colecao

Porém, uma nova linha foi lançada em 1982, dessa vez medindo cerca de 10cm e recebendo o nome de G.I. Joe Real American Hero. A linha foi considerada um sucesso devido aos detalhes nos rostos, diversos pontos de articulações e equipamentos variados como mochilas, capacetes e armas. O sucesso foi tanto que os novos G.I. Joe logo chegaram a outros países, aportando no Brasil em 1984 com o nome de Comandos em Ação.

Quando a Estrela lançou os Comandos por aqui, não foi apenas o nome que recebeu uma mudança. Algumas origens também foram alteradas, entre elas como a do Snake Eyes que sempre foi um Comando, mas quando foi lançado por aqui foi chamado de Cobra Invasor.

A Estrela também criou personagens e versões exclusivas para o Brasil, na qual misturava peças de várias figuras, montava e fazia um reprint. Relâmpago e Gatilho foram alguns dos personagens construídos dessa maneira. O lançamento foi um sucesso e os Comandos venderam muito bem no país, mesmo que alguns bonecos como o Cobra Commander v1. Por anos, cada nova geração lançada causava um alvoroço na garotada.

comandos-em-acao-veiculos

As figuras possuíam vários pontos de articulação,  com uma pintura considerada bem realista para a época e contavam com os mais diversos equipamentos, como mochilas, capacetes e armas. Não ficando restrito a temática dos soldados, os Comandos tinham os mais variados temas, como alpinista, cientistas, paraquedistas e uma infinidade de temas, que proporcionavam os mais variados cenários.

Um dos melhores pontos dessa linha eram os veículos. Tanto os Comandos quanto os Cobras davam uma dinâmica única e deixavam a coleção mais bonita. A variedade deles era incrível e ia de motocicleta com metralhadoras a gigantescos tanques que se dividiam entre seis outros veículos. Helicópteros que podiam transportar tanques também faziam parte da coleção, sem falar do cobiçado quartel general dos Comandos que, junto do castelo de Greyskull e a Toca dos Thundercats, piraram a cabeça de muita gente na infância. Os Comandos em Ação foram lançados até o ano de 1995 com aproximadamente 130 figuras e quase 100 veículos.

comandos-em-acao-fortaleza

Nos anos 2000, a Guliver tentou relançar os bonecos por aqui, nomeando a linha como G.I. Joe, o nome original. Porém, por chegar de forma tímida, poucos colecionadores ficaram sabendo desse relançamento. Uma distribuição pobre dificultou que fãs encontrassem as figuras com facilidade, fazendo com que a iniciativa não durasse nem 1 ano, saindo do país em seguida. Ao longo dos anos, os Comandos em Ação apareceram em diversas mídias como HQs e já participaram de crossover com os Transformers.

Comandos em Ação ganhou várias séries animadas desde os anos 80 até os 2000. Em 2009, foi lançado o primeiro filme live action chamado G.I. Joe: A Origem de Cobra, que ganhou a sequência G.I. Joe: Retaliação. Ambos os filmes renderam boa bilheteria e renderam uma nova leva de action figures para os fãs. Destacamos aqui a linha Hot Toy, cujos melhores bonecos são os de Snake Eyes e o Storm Shadow. Ainda hoje as figuras mexem com todos que na sua infância passaram horas brincando com os Comandos. Se você tem alguma coleção de Comandos em Ação, mostra pra gente nos enviando uma foto em nossa fanpage no Facebook!

comandos-em-acao-bonecos

Até a próxima e não esqueça de conferir esses outros artigos aqui no Hobbismo:

http://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2017/05/comandos-em-acao-banner.jpghttp://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2017/05/comandos-em-acao-banner-150x150.jpgAlex CarvalhoAction FigureSliderAction FigureAcredito que se cresceu no final da década de 80 e inicio dos anos 1990, você já teve um dos Comandos em Ação e travou batalhas épicas contra os Cobras. Como crias dessa época, não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem e fazer uma jornada nostálgica para relembrar e...Uma fonte, muito conteúdo