O financiamento coletivo foi uma das melhores invenções para ajudar projetos independentes a deslancharem e conseguirem dinheiro o suficiente para serem trazidos ao mercado. Enquanto o Kickstarter foi o pioneiro em todo o mundo, no Brasil, o Catarse é a principal plataforma voltada ao financiamento coletivo. Como falamos nesse texto, a ferramenta é uma das melhores na produção de quadrinhos brasileiros, já contando com nomes de destaque como Felipe Cagno e Mylle Silva, entre outros. Fizemos uma busca pelos projetos em fase de financiamento na plataforma e escolhemos os 9 melhores e mais legais projetos de quadrinhos no Catarse.

1. Bipolar

Um quadrinho de ficção científica passado num futuro não muito distante, Bipolar será lançada no formato de graphic novel em dois volumes. Seu roteiro traz uma criptóloga buscando descobrir o mistério que envolve o assassinato de seu pai, tido como um segredo de Estado não autorizado. O intuito da história é tratar de tensões da política mundial atual, usando temas como espionagem, avanço tecnológico e controle populacional. A HQ conseguiu bater sua meta de financiamento coletivo e a fase já foi encerrada. Bipolar está prevista para lançar em outubro desse ano. Conheça o projeto no Catarse.

2. O Bestiário Particular de Parzifal

Seguindo um caminho bastante diferente de Bipolar, O Bestiário Particular de Parzifal é uma história que trata de questões mais introspectivas ao ser humano. Sua narrativa conta a história de Parzifal, uma menina que foi obrigada a viver em uma floresta isolada com sua mãe, após essa ter recebido uma previsão de que a menina teria uma vida muito conturbada. Com isso, ela criou uma gama de amigos imaginários que a acompanharam durante bom tempo de sua vida.

Porém, com a vida adulta em uma cidade grande, os problemas vindos de não ter uma vida em sociedade e com sua própria filha para cuidar, ela decide retornar à floresta, na esperança que seus antigos amigos venham a ajudá-la. O Bestiário Particular de Parzifal tentará criar uma história sem vilões e heróis, além de tratar de temas corriqueiros como a passagem para a vida adulta.

quadrinhos-no-catarse-parzifal

3. Cara-Unicórnio

Possivelmente a ideia mais louca de todos os projetos da nossa lista de quadrinhos no Catarse. Satirizando o universo de heróis como Mulher-Maravilha e Wolverine, Cara-Unicórnio é um super-herói que foi picado pelo chifre de um unicórnio radioativo. A intenção da história é trazer mais representatividade LGBT a esse universo, que ainda conta com ampla maioria de personagens heterossexuais.

Apesar de tratar da temática, Adri A. – quadrinista que criou a HQ -, garante que a história não se trata apenas de questões sobre minorias, com questões cotidianas das quais qualquer um pode se identificar. O projeto conseguiu bater sua meta de financiamento coletivo – saiba mais sobre o modelo nesse texto – recentemente, mas ainda poderá garantir sua cópia contribuindo em sua página no Catarse.

4. As Crônicas de Os Poucos e Amaldiçoados

De autoria de Felipe Cagno – citado no início de nosso texto -, As Crônicas de Os Poucos & Amaldiçoados é um compilado com sete histórias, cada uma sob a mão de 7 artistas, 7 coloristas e um arte-finalista. Ao invés de um novo capítulo na história da Ruiva e dos Corvos – retratadas na série Os Poucos & Amaldiçoados -, a nova HQ retratará o universo da qual ela faz parte. Já foi revelado que a protagonista aparecerá em apenas uma das histórias da HQ, assim como outros personagens que fazem parte – ou ainda farão! – da trama principal. Clique no link e conheça mais sobre o projeto, um dos principais entre os quadrinhos no Catarse.

quadrinhos-no-catarse-poucoseamaldicoados

5. Space Punch

Essa HQ possui a promessa de fazer muitos fãs nostálgicos de videogames chorar. O tema de Space Punch trata sobre videogames, mas sob uma perspectiva mais pessoal, abordando a relação entre eles e como o tempo age nessas relações. Mari, a protagonista do título, fez um grande amigo durante sua infância por conta do jogo retrô que dá nome à HQ, mas acabaram por se afastar.

Porém, um campeonato desse mesmo jogo poderá fazer com que os dois se reencontrem. Space Punch está próximo de alcançar seu objetivo de financiamento no Catarse e pode conferir uma prévia da história criada por Fred Cassar e Bruno Moraes acessando sua página de projeto no Catarse.

6. Amahoy

Um HQ produzida e publicada na internet desde dezembro de 2016, Amahoy tenta chegar ao mundo físico através de sua primeira coletânea de histórias. Mostrando um mundo com criaturas fantásticas, que se unem para lutar contra um grande mal que ameaça seu mundo. Os contos criados por Thiago Egg se caracterizam por não conter balões de texto, uma proposta única entre os quadrinhos no Catarse, passando sua mensagem sem a necessidade de palavras. Conheça o projeto através do link.

7. Tengu

A HQ explora a mitologia japonesa para narrar seu enredo e, assim como Amahoy, possui como principal característica não conter balões de diálogo. Tengu conta a história de dois youkais – seres sobrenaturais do folclore nipônico -, guardiões de um templo sagrado atacado por um monstro vindo de um dos oito infernos da mitologia. que deseja tomar o controle do país. Apesar da temática, Tengu não segue o estilo dos mangás. O projeto é de autoria do desenhista Lucas Pereira, do colorista e ilustrador Nelson Zorzetto e poderá saber mais acessando a página do projeto.

quadrinhos-no-catarse-tengu

 

8. Um Sábado Qualquer – A Infância de Cristo

Uma das tirinhas na web mais conhecidas, Um Sábado Qualquer está no Catarse para lançar seu quarto livro. Com 7 anos de vida, o livro trará uma nova compilação das melhores tiras lançadas pelo autor Carlos Ruas, dessa vez focada nos quadrinhos nos quais retratou a infância de Jesus Cristo. Apesar de tratar de assuntos tabu como religião, o trabalho do autor procura apresentar suas reflexões com humor e leveza. Saiba mais sobre o projeto – já financiado na plataforma – acessando sua página.

9. Metal Queen

Apesar do projeto ser voltado à produção de uma série animada a ser disponibilizada no YouTube, a criação de Pamella Avilar e Philip Feldrick também estarão disponíveis como uma HQ virtual ou impressa, dependendo do nível de contribuição ao projeto. Metal Queens traz um universo de fantasia medieval no qual um grupo de mulheres se unem para resolver – na base da espada – problemas de sua sociedade extremista e cruel, em uma história de ação e vingança. Entre os temas abordados, esse é um dos poucos quadrinhos no Catarse que destacam a violência contra a mulher e a intolerância religiosa. Conheça o projeto acessando sua página no Catarse.

Não deixe de ler:

Quais projetos de quadrinhos no Catarse são seus favoritos?

Projetos vêm e vão e nenhum deles permanecerá online para sempre. Porém, como já mencionamos anteriormente, a plataforma de financiamento coletivo é uma das melhores soluções para publicação de quadrinhos independentes. Qual sua opinião sobre o assunto e qual projeto gostaria de nos indicar? Comente conosco!

http://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2017/07/quadrinhos-no-catarse-1024x512.jpghttp://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2017/07/quadrinhos-no-catarse-150x150.jpgFilipe SallesComicComicO financiamento coletivo foi uma das melhores invenções para ajudar projetos independentes a deslancharem e conseguirem dinheiro o suficiente para serem trazidos ao mercado. Enquanto o Kickstarter foi o pioneiro em todo o mundo, no Brasil, o Catarse é a principal plataforma voltada ao financiamento coletivo. Como falamos nesse...Uma fonte, muito conteúdo