Uma pergunta que escuto de muitos amigos e grupos na internet é “como começar a ler quadrinhos?”. Muitos dizem que querem começar a ler uma história do Batman ou do Homem Aranha mas só de passar o olho nas páginas eles vêem um monte de personagens que não conhecem. Nessa brincadeira, descobrem que existem dois Robins, o Homem Aranha tem quinze clones, os Vingadores não são os mesmos do cinema e a Liga da Justiça não é a do desenho. Ou seja, que as HQ seguem mais rápido que as outras mídias e acabam deixando o novo leitor perdido porque não acham as referências que estão acostumas a ver.

ler-quadrinhos-referencia

A indústria de quadrinhos mudou muito ao longo do tempo. Se no início as histórias se resolviam em um único número e no próximo já tínhamos outra história isolada, hoje o contexto é bem diferente. Com o tempo a ideia de criar uma cronologia e mitologia entorno dos personagens se tornou fixa e acabou resultando em uma longa e muitas vezes confusa linha temporal de suas histórias. Ou seja, agora se tornava necessário colecionar diversas edições para acompanhar apenas uma história.

Vamos presumir que escolheu uma das duas gigantes dos quadrinho, Marvel ou DC. Para começar a ler quadrinhos, primeiro tenha em mente que ambas têm personagens com décadas de história e muitas reviravoltas, o que normalmente torna difícil de acompanhar até para quem lê regularmente. Uma das opções que pode adotar é procurar um arco de histórias fechado, já que assim terá um início com uma rápida contextualização dos fatos que levaram até aquele momento,  e todo o desenrolar da história até o seu fim.

ler-quadrinhos-batman

Com a quantidade de encadernados dos mais diversos personagens as opções são muitas. Como recomendação temos o arco Guerra Civil da Marvel  e o arco da Liga da Justiça Origem dos Novos 52 da DC. Ambos com boas histórias que certamente irão despertar a vontade de procurar mais materiais das editoras ao mesmo tempo que são bons pontos de entrada para ambos os universos.

Já planejou como irá começar a ler quadrinhos?

Então se a vontade bater não deixe passar, vá até uma banca, loja de quadrinhos ou livraria mais próxima e procure por alguma história dos heróis que curte. Estaremos aqui sempre recomendando algumas histórias – como essas do Demolidor -, então deixe nos comentários sua recomendação para os novos leitores ou o que achou de nossas indicações!

Leia também:

http://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Wolverine_Origins_Vol_1_45_Deadpool_Variant.jpghttp://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Wolverine_Origins_Vol_1_45_Deadpool_Variant-150x150.jpgAlex CarvalhoComicSliderDC,HQ,MarvelUma pergunta que escuto de muitos amigos e grupos na internet é 'como começar a ler quadrinhos?'. Muitos dizem que querem começar a ler uma história do Batman ou do Homem Aranha mas só de passar o olho nas páginas eles vêem um monte de personagens que não conhecem....Uma fonte, muito conteúdo