Se gosta de uma boa história, cultura e filosofia oriental e fazer amigos através de jogos, faça um favor a si mesmo. Conheça Legend of the Five Rings (L5R), um dos meus jogos favoritos cujo anúncio de retorno me deixou com uma sensação parecida quando a Disney anunciou uma nova trilogia para Star Wars. E tenho bons motivos para te convencer a também ficar animado com a notícia.

 

legend-of-the-five-rings-caixa

O Retorno de Je…digo, de Legend of the Five Rings!

Após dois anos de hiato, no dia 19 de abril foi revelada uma prévia do relançamento da franquia, que levou a comunidade de fãs à loucura. Para quem nunca ouviu falar, L5R é um dos avós dos Collectible Card Games (CCG – Jogo de cartas colecionáveis). Lançado em 1995, o L5R era um dos card games mais antigos em circulação até o ano de 2015, quando entrou em hiato. Em relação à idade, perdia apenas para o supremo Magic: The Gathering.

legend-of-the-five-rings-elementos

O grande diferencial de L5R para outros jogos do gênero é a experiência proporcionada pela possibilidade dos próprios jogadores mudarem a história em desenvolvimento. O jogo se trata de uma disputa entre diferentes famílias samurais para conseguir o favor do Imperador de Rokugan e, com isso, trazer honra e glória para o seu clã. Portanto, a primeira etapa é descobrir com qual clã você se identifica. Cada um traz em si uma filosofia de vida e mecânicas de jogo diferentes. Escolher seu clã é como vestir uma camisa de futebol. Com isso você passa a torcer para que não apenas você, mas todos os membros do seu clã tenham um bom desempenho nos campeonatos.

Existem fóruns e páginas específicas de cada facção onde seus membros discutem estratégias, o universo do jogo, o conteúdo dos contos que são lançados periodicamente e de qual forma pretendem alterar a história do Império. Estes elementos fazem com que os torneios de L5R pareçam mais um grande encontro de amigos do que um ambiente de competição. Muitos torneios costumavam envolver não apenas a competição propriamente, mas também premiavam a melhor fantasia, melhor deck temático, jogador mais “gente boa”, aquele que viajou a maior distância para participar do torneio e o clã que arrecadasse a maior quantia de produtos para doação.

legend-of-the-five-rings-cartas

 

De mudança para um novo formato

Legend of the Five Rings teve seus direitos vendidos em 2015, mesmo ano que completou 20 anos de lançamento. A boa notícia era que a compradora era nada mais nada menos que a Fantasy Flight Games, uma empresa que há anos tem investido com muita qualidade em board e card games. Portanto, havia uma luz no fim do túnel.

A mudança foi vista com um relativo otimismo visto que a franquia vinha tentando se reerguer sem sucesso a cada novo arco. Já havia perdido muitos dos seus jogadores originais e tanto a complexidade do jogo quanto da história não eram muito sedutoras a novos jogadores. Finalmente, foi apresentada a nova versão de L5R, que deixou de ser um CCG para ser comercializado no formato LCG. Ou seja, você não precisa mais comprar dezenas de pacotes de cartas para conseguir as cartas raras que você tanto quer. Você paga um preço fixo e leva o set completo para casa. O nosso bolso agradece.

legend-of-the-five-rings-banner

O jogo será lançado oficialmente em agosto desse ano, na próxima Gen Con. Mas a notícia pode ser recebida com otimismo, já que o que foi apresentado até o momento foi suficiente para maravilhar os antigos jogadores e encantar alguns curiosos. Restando poucos meses para seu lançamento, L5R já produziu mais comentários no fórum da empresa que diversos de seus outros produtos. Não é para menos, já que tudo no jogo parece estar lindo. Caixa do jogo, arte das cartas, design e a qualidade dos componentes estão de cair o queixo. Já as regras do novo formato estão sendo apresentadas gradualmente na página da empresa e parecem simplificar muita coisa do antigo jogo, mas sem abandonar sua complexidade.

O jogo tem tudo para ser o grande sucesso deste ano. Já estou contando os dias para voltar a viver em Rokugan! E você, já havia ouvido falar do Legend of the Five Rings? Qual seu clã de escolha? Compartilhe a notícia e conte para nós sobre sua expectativa para o retorno do L5R!

Veja também:

 

http://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2017/04/l5r_bannerv2-1024x293.jpghttp://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2017/04/l5r_bannerv2-150x150.jpgWanderson SouzaBoardgameSliderBoardgame,Card GamesSe gosta de uma boa história, cultura e filosofia oriental e fazer amigos através de jogos, faça um favor a si mesmo. Conheça Legend of the Five Rings (L5R), um dos meus jogos favoritos cujo anúncio de retorno me deixou com uma sensação parecida quando a Disney anunciou uma nova trilogia...Tudo sobre seus hobbies em um só lugar!