Talvez você já tenha escutado falar de algumas das plataformas de financiamento coletivo (crowdfunding), mas nunca leu sobre ou ficou com o pé atras sobre a legitimidade dessa forma de negócio que já está bem popular em alguns seguimentos. Minha missão é fazer você entender como ele funciona e seus problemas também.

Nesse post vou descrever o funcionamento básico de uma campanha de financiamento coletivo.

Tenho participado de financiamentos coletivos já há alguns anos utilizando plataformas internacionais e mais recentemente venho participando de alguns aqui no Brasil também. Gosto bastante e aprendi muito sobre como agir e em que ficar de olho para evitar imprevistos.

Vamos primeiro ao básico. O que é financiamento coletivo? Essa é fácil. É um “modelo de negocio” onde alguém (podendo ser inclusive empresas) com um projeto de interesse coletivo divulga essa ideia de forma pública e pessoas que acreditam nesse projeto podem apoiá-lo financeiramente e assim tornar esse projeto realidade. Em troca os apoiadores recebem recompensas.

crowdfunding 2

Os pontos principais de financiamentos coletivos são:

  • Criar uma campanha onde estará descrito o projeto,  sua meta financeira e data limite para seu termino;
  • Definir recompensas para quem apoiar o projeto;
  • Definir metas estendidas caso se aplique.

Primeiro o descritivo do projeto deve ser claro e demonstrar onde todo valor solicitado será utilizado e datas para todas suas fases. Nesse momento também já deve estar determinada uma data fim para sua campanha. Esse período pode variar, mas em média são 60 dias corridos.

O segundo passo são as recompensas. É através delas que se apoia o projeto. São criadas recompensas com diversos valores. Podendo ser pequenos como um real até recompensas especiais com valores mais altos. O apoiador recebe benefícios que pode ser coisas simples como um agradecimento na pagina do projeto até um item super personalizado e de quantidade limitada, podendo ser único.

O terceiro passo são as metas estendidas que são aplicadas caso o projeto alcance sua meta financeira e ainda não tenha chegado ao final da campanha. Em projetos com muito apoio isso ocorre várias vezes. E essas metas podem ser mais qualidade do material inicial, um acabamento mais refinado ou itens extras.

Você pode se questionar “Quem recebe essas metas extras?” isso fica explicito na meta que você escolhe adquirir com um texto parecido com esse “Atingindo a meta inicial você recebe um produto X e todas as metas estendidas”. Então não fica a dúvida.

Financiamento Coletivo
Financiamento Coletivo

Até agora você já sabe quase todo o básico sobre campanhas de financiamento coletivo, mas nem tudo são flores e algumas companhas não obtêm sucesso em alcançar o valor necessário no tempo de campanha e nesses casos todo valor que você colocou em alguma meta é devolvido completamente para você.

Tanto aqui no Brasil quando no exterior existem muitos sites com essa finalidade. O mais famoso deles é o Kickstarter que é um site no exterior que até possui mais de 95 mil projetos bem sucedidos desde 2009. No Brasil temos o Catarse com pouco mais de 2 Mil projetos bem sucedidos desde 2011,  temos o benfeitoria.com que se autodenomina com a maior taxa de sucesso de projetos do Brasil com 81% de projetos bem sucedidos e temos o Kickante que infelizmente não encontramos esse dados publicamente e não recebemos respostas deles até o lançamento desse post.

Pronto! Tentei ser bem simples, mas sem deixar de mencionar muitas coisa. Existem ainda muitos outros sites de financiamento coletivo, alguns até focados em um nicho especifico como o Juntos.com.vc, que se dedica a ações sociais e o Bicharia em projetos pela causa dos animais.

Existe muito mais para falar sobre esse assunto que irei abordar nos próximos posts.

Até uma próxima!

http://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2015/11/crowdfunding-1024x704.jpghttp://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2015/11/crowdfunding-150x150.jpgJhonnatan CebidanesDiversosSlidercoletivo,crowdfunding,financiamento,financiamento-coletivoTalvez você já tenha escutado falar de algumas das plataformas de financiamento coletivo (crowdfunding), mas nunca leu sobre ou ficou com o pé atras sobre a legitimidade dessa forma de negócio que já está bem popular em alguns seguimentos. Minha missão é fazer você entender como ele funciona e...Tudo sobre seus hobbies em um só lugar!