Uma infinidade de materiais sobre RPG tem sido publicada em tempos atuais, o que é uma grande vantagem para nosso hobby. Existe uma infinidade de conteúdo sendo produzido por fãs e editoras, abordando todos os tipos de cenários, sejam eles fantásticos ou realistas, atendendo a todos os estilos de aventureiros no RPG.

Em outra postagem falamos sobre dois dos principais estilos de jogos de RPG. Agora, falaremos dos tipos de grupos de RPG que encontramos por aí, desde amigos que jogam frequentemente ou nos eventos temáticos. Claro que uma regra não funciona para o grupo inteiro, que pode mesclar alguns desses estilos e ainda assim funcionar bem. Porém, vamos destacar alguns pontos que identificamos alguns estilos de aventureiros no RPG.

1. O Épico

estilos-de-aventureiros-no-rpg-epico

Os personagens são reverenciados de tal forma que os jogadores são os protagonistas do mundo. Os únicos guardiões escolhidos para proteger o mundo das forças opositoras ou destinados a vencer um determinado desafio, assim como vemos na saga Senhor dos Anéis.

Podemos ser mais específicos, citando grupos de heróis como a própria Liga da Justiça ou os Cavaleiros do Zodíaco, heróis escolhidos a dedo por entidades ou simplesmente pelo destino para estarem onde precisam estar. Nesse estilo de RPG, os jogadores não poupam em obter cenas épicas, dignas de serem chamadas de “CG”, apelido que nosso grupo deu para fazer referência à cenas de computação gráficas espetaculares visto em jogos como Final Fantasy.

2. O Interacionista

estilos-de-aventureiros-no-rpg-interacionista

Assim como em jogos de RPG eletrônico, os jogadores vão construindo a importância de seus personagens na história do cenário, avançando de nível e aumentando sua influência. Podemos ver isso no anime Record of Lodoss War, no qual um grupo se reúne por conta da movimentação de monstros e inimigos comandados pelo rei da ilha de Marmo, local comandado por um tirano, crescendo em personalidade e poder conforme a história avança.

Jogadores com esse estilo têm a iniciativa de formar alianças, falar com NPC’s importantes e investir em situações diplomáticas também. Ou seja, provêm bom material para narrativas nas quais a posição social dos personagens tem importância, não apenas sua classe ou poderes;

3. O Revolucionário

estilos-de-aventureiros-no-rpg-revolucionario

São destacados em histórias que se valem de vingança ou busca por liberdade contra a tirania de reis opressores, como em Jogos Vorazes ou Star Wars. O foco dos jogadores está na luta contra esses tiranos e seu regime opressor. Durante a narrativa, seu crescimento é focado nas habilidades e poderes que facilitem a luta pela liberdade do povo ou do mundo que necessitam salvar.

4. Os Mercenários

estilos-de-aventureiros-no-rpg-mercenario

Um estilo divertido e sem muitos escrúpulos para se jogar. O grupo trabalha por dinheiro, riquezas ou diversão, arriscam suas vidas em batalhas e perigos por um punhado de ouro, notas, diamantes ou itens de poder. Jogar com um grupo de mercenários põe algumas regras da moralidade de lado e passa a ser mais ousado, como o Grupo do Mal do RPG Tormenta e o filme Mercenários, entre outros.

O ponto aqui é extravasar e se divertir com comportamentos mais libertinos, assumindo o papel de um grupo que não tá nem aí para a segurança do mundo, justiça ou intrigas políticas, só querem receber pelo serviço. É bem divertido jogar com personagens mais “livres” de regras sociais e éticas.

5. O Religioso

estilos-de-aventureiros-no-rpg-religioso

Seja por mensagens divinas ou missões sagradas, o grupo que é ligado a alguma entidade cósmica se compromete a lutar pelos deuses e seguem seus ensinamentos. Como se o destino dissesse que, para satisfazer à expectativa dos seres que governam a existência, os personagens necessitam de cumprir determinados deveres que o sumo-sacerdote ou principal servo divino passe para o grupo.

Independente das motivações de cada personagem, o foco é o caminho espiritual do grupo, com as descobertas e ascensão de personagens ligados aos deuses ou até mesmo sua queda por conta de falhas ou desvios de conduta. Trabalhar unicamente em favor de instituições religiosas não é muito popular em grupos de personagens que não contam com clérigos e paladinos, classes mais religiosas. Porém, deveres sagrados que colocam o destino do mundo em cheque pode encorajá-los a assumir seu dever sagrado.

6. O Agnóstico

estilos-de-aventureiros-no-rpg-agnostico

Indo no sentido inverso à maioria dos estilos de aventureiros no RPG mostrados nos itens anteriores, o grupo agnóstico combate deuses e suas instituições como forma de combater a tirania, caprichos ou falta de intervenção direta com o mundo. O grupo está em várias missões, mas quando falam em deuses, são completamente adversos à fé e as obrigações religiosas.

Grupos que são contra os deuses lutam contra os clérigos e servos divinos, sendo bons ou maus, especialmente se problemas do mundo ou da história de personagens forem ligados às intrigas divinas, assim, acabam formando um grupo que “odeia” os deuses. Dificilmente aceitarão qualquer tipo de tarefa considerada “sagrada”.

7. Os Vilões

estilos-de-aventureiros-no-rpg-viloes

Agora é para ser cruel, mal como o pica-pau, colocar os instintos mais primitivos para fora e se tornar um assassino psicopata, vilão tirano, destruidor de cidades, dentre outros. O grupo de vilões pode se unir para lutar contra um mal maior que nem eles poderiam dar conta se espalhasse pelo mundo, ao maior estilo Esquadrão Suicida. Claro que isso não é necessário, já que o propósito da aventura para esses estilos de aventureiros no RPG pode ser destronar poderes bondosos e justos do cenário com o objetivo de dominá-lo.

Os jogadores fazem personagens bem variados com suas características mais sombrias, como um mago necromante todo de preto e cadavérico, uma bruxa cruel e sádica, um assassino que pouco fala, mas suas ações são letais ou o berserker bárbaro que não tá nem aí se tiver que cortar cabeças de criancinhas. É bastante divertido e interessante jogar com vilões, mas também é necessário cautela, uma vez que costumamos colocar instintos não muito “legais” para a mesa de jogo.

É importante que haja conversa e respeito para quem não curte determinadas ações sendo feitas no jogo, só um lembrete para não haver desentendimentos com os coleguinhas de grupo. Vilania apenas na mesa de RPG.

estilos-de-aventureiros-no-rpg-capa

Leia mais sobre RPG e nerdices no Hobbismo:

Quais estilos de aventureiros no RPG mais combina com seu grupo?

Agora que listamos alguns dos principais estilos de aventureiros no RPG, chegou a sua vez de nos contar: com quais desses estereótipos de grupos e aventuras se identificou? Tem algum que possa acrescentar a esta lista? Conte para gente!

http://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/03/maxresdefault-1024x576.jpghttp://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/03/maxresdefault-150x150.jpgRick ValerioRPGestilos de aventureiros no rpg,RPGUma infinidade de materiais sobre RPG tem sido publicada em tempos atuais, o que é uma grande vantagem para nosso hobby. Existe uma infinidade de conteúdo sendo produzido por fãs e editoras, abordando todos os tipos de cenários, sejam eles fantásticos ou realistas, atendendo a todos os estilos de...Tudo sobre seus hobbies em um só lugar!