O mundo das HQs já está tão enorme que possivelmente não conseguirá ler todas as histórias disponíveis mesmo que vivesse 1000 anos, principalmente com o mercado aquecido e novos títulos sendo lançados regularmente. Para quem tá começando, comprar HQ pode ser algo aparentemente assustador, mas fique tranquilo: nós temos a solução para você começar a ler sem se sentir perdido.

Agora que já decidiu por onde começar a ler, chega a hora da caça: como começar a comprar HQ para iniciar ou completar sua coleção? É isso que trataremos aqui, mostrando como começar a caçar histórias em quadrinhos sobre seu herói ou assunto preferido, se os super-heróis não forem sua praia.

comprar-hq-inicio

1. Escolha o tema ou personagem que deseja acompanhar

Antes mesmo de definir se sua religião é Marvel ou DC, talvez você queira definir qual personagem gostaria de acompanhar ou conhecer melhor suas histórias antigas. Se é fã da série do Demolidor na Netflix, por exemplo, pode começar por essas 6 histórias que já foram lançadas no Brasil, por exemplo. O mesmo se aplica a filmes lançados no cinema, como os da Mulher-Maravilha.

Se não tem nenhum personagem favorito, pode começar sua coleção definindo a temática dela. Fãs de fantasia medieval ou RPG podem optar por colecionar as edições de Rat Queens, assim como fãs de Star Wars podem ampliar seu conhecimento sobre a galáxia adquirindo séries como Darth Vader ou Skywalker Ataca – que fala sobre as aventuras de Luke após a destruição da Estrela da Morte. Após escolher como começar, tudo fica mais fácil.

comprar-hq-starwars

Essas duas sugestões permitem estreitar mais suas opções, facilitando assim que decida qual tipo de HQ irá começar a comprar. Isso não te impede de mudar os parâmetros ou adotar outros mais gerais, como escolher se irá seguir a religião da Marvel ou DC ou optar por acompanhar as obras de um roteirista ou artista favorito.

2. Avalie o tamanho que a coleção poderá ter

Alguns heróis tem novas histórias e sagas constantemente publicados desde a década de 60. O Homem-Aranha, por exemplo, possui 1.340 quadrinhos lançados até o fechamento desse texto. A série original – Amazing Spider-Man -, correu de 1963 à 2014 e teve 500 edições. O amigão da vizinhança possui 16 séries, entre elas a principal Homem-Aranha e outras de destaque como Homem-Aranha Superior (2013-2014) e Teia do Aranha (1985-2012). E novas edições continuam a ser lançadas.

Se você for muito fã do Aranha, caia de cabeça em adquirir os exemplares, mas vale lembrar que nem toda a coleção foi lançada em português e que algumas edições custam pequenas fortunas. Por outro lado, você pode optar por começar a colecionar a partir de hoje, pegando alguma série recém-lançada e que esteja sendo publicada no momento.

comprar-hq-homemaranha

Por isso, talvez seja melhor começar a acompanhar a carreira de algum herói que surgiu recentemente e não tenha muitos volumes, de maneira que consiga começar uma coleção sem gastar muito no início. A nova Ms. Marvel, por exemplo, foi lançada em 2014 e até o momento foram lançados 3 encadernados, com 15 das 19 edições lançadas até 2015. Ou seja, dá tempo de adquirir os encadernados e ainda se preparar para o último, completando sua primeira coleção de HQ na estante.

3. Busque HQs antigas em sebos ou compre de colecionadores

Se procura comprar HQ antiga, vale sempre fazer uma visita ao sebo mais próximo de sua casa. Se essa não é uma opção, pode buscar comunidades de colecionadores na web, através de fóruns no Reddit ou até mesmo grupos de Facebook, que normalmente contam com uma sessão de compra, venda ou troca.

Outra dica importante que pode seguir é verificar se uma saga escolhida foi relançada e está disponível em novo formato. Um sucesso da década de 90, a saga Era do Apocalipse teve relançamento no Brasil e está disponível na Amazon, por exemplo.

comprar-hq-eradoapocalipse

4. Dicas para comprar HQ usada

1 – Sempre confira a reputação do vendedor;

2 – Sempre peça por fotos de frente, verso e interior do quadrinho;

3 – Peça para que o vendedor descreva o estado da revista;

4 – Pesquise preços para saber se o vendedor está vendendo a HQ por um preço inflacionado – o cambismo não acontece apenas no mercado de action figures;

5 – Procure buscar a HQ em mãos para que possa escolher não receber caso o estado do quadrinho esteja diferente do que viu nas fotos e descrição.

5. Proteja suas HQs

Depois de definir como irá começar sua coleção e adquirir seus exemplares, lembre-se de mantê-los protegidos! Caso opte por exibir a coleção na estante, lembre-se de limpar a poeira da estante e fique de olho por infiltrações, mofo ou umidade perto do local onde estão armazenados.

comprar-hq-proteger

Se pretende armazenar uma coleção em uma caixa, lembre-se de envolver suas edições em envelopes de plástico, separados por papelão branco. Os envelopes de prático protegem os quadrinhos, mas armazená-los sem uma separação pode fazer com que eles grudem entre si.

Saiba mais sobre histórias em quadrinhos no Hobbismo!

Já começou a comprar HQ para sua coleção?

Através desses passos, poderá começar a comprar HQ com mais facilidade, sem se sentir tão perdido em relação a como iniciar sua coleção. Já se deparou com esse problema antes ou conseguiu começar uma coleção sem problema algum? Quais heróis, temas ou estilos de histórias em quadrinhos coleciona? Conta pra gente!

http://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2017/10/comprar-hq-capa-1024x498.jpghttp://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2017/10/comprar-hq-capa-150x150.jpgFilipe SallesComicComic,como comprar HQ,comprar HQ,HQO mundo das HQs já está tão enorme que possivelmente não conseguirá ler todas as histórias disponíveis mesmo que vivesse 1000 anos, principalmente com o mercado aquecido e novos títulos sendo lançados regularmente. Para quem tá começando, comprar HQ pode ser algo aparentemente assustador, mas fique tranquilo: nós temos...Uma fonte, muito conteúdo