Coleções possuem dois grandes valores: o emocional e o financeiro. Embora toda coleção começa como uma jornada afetiva por itens dos quais seja fã – sejam eles quadrinhos, jogos de tabuleiro ou videogames -, eles podem ser considerados investimentos ou até mesmo um “fundo de emergência”, vender jogos antigos pode ser uma solução para se salvar de um aperto causado por alguma emergência, por exemplo.

Mas se é uma dessas pessoas que coleciona sem nem pensar em vender sua coleção algum dia mas que por algum motivo precisa passar ela para um novo dono, reunimos algumas das principais dicas e lugares onde pode vender seus jogos antigos na internet.

vender-jogos-antigos

Dica: Também possui uma coleção de action figures? Então confira nosso artigo para aprender a estimar o valor total de seu colecionável!

5 Melhores dicas para vender seus jogos antigos

1 – Descreva bem o estado de cada item de sua coleção: Alguns colecionadores podem não ligar para jogos com pacotes incompletos – por exemplo, faltando o manual ou a caixa -, enquanto outros comprarão apenas artigos completos. Também é imprescindível descrever quaisquer problemas de funcionamento e estado do cartucho ou disco em si, como arranhões ou fechaduras.

vender-jogos-antigos-cartucho

2 – Procure artigos iguais em sites de vendas e grupos antes de definir o preço: Se ainda é novato na arte de vender jogos antigos pela internet, procure o mesmo item que deseja vender em lojas, sites de leilão e comunidades de colecionadores para saber mais ou menos qual o preço que vem sendo praticado. O mercado retrogamer possui grande flutuação nos preços e se manter atualizado é essencial para evitar que seu item fique parado em sua estante.

3 – Seja humilde na hora de colocar seus preços: Nós entendemos, sua coleção é bastante valiosa para você. Mas qualquer um que já assistiu a Trato Feito sabe que algumas vezes nossas emoções nos fazem perder a noção do real valor financeiro. Por isso mesmo deve seguir a recomendação anterior e pesquisar bem os preços antes de dar seu valor final.

vender-jogos-antigos-tratofeito

4 – Verifique os antecedentes do comprador: Normalmente um conselho dado a quem quer comprar, ele também se aplica a quem deseja vender jogos antigos. Para evitar fraudes e inadimplência, o ideal é que confira a reputação do comprador no site de venda ou consulte outros membros de um grupo com quem esse comprador tenha feito negócio no passado.

5 – Use métodos seguros de pagamento para ambas as partesQuando tudo era mato na internet, realmente era difícil fazer negócios, já que apenas a confiança era a garantia de pagamento de alguém. Atualmente, existem diversos métodos de pagamento seguros tanto para o comprador quanto para o vendedor.

Serviços como o MercadoPago ou o PagSeguro permitem que o comprador pague pelo produto e o vendedor possa realizar o envio após receber a notificação de pagamento, que é creditado em sua conta apenas após o comprador receber seu jogo.

4 Lugares para vender jogos antigos

1 – Grupos de Facebook: Uma boa maneira de começar a vender jogos antigos na internet é através dos grupos de Facebook. Vale lembrar que pode anunciar apenas em grupos especificamente voltado à compras e vendas. Ainda assim, recomendamos que participe ativamente de grupos como o RetroGrupo ou Asilo Retrogamer não para vender, mas para conhecer mais sobre games antigos no geral;

vender-jogos-antigos-facebook

2 – Sites de leilão: Uma alternativa para vender jogos antigos podem ser os sites de leilão, como o Mercado Livre. Ao invés de vendê-los a um preço fixo, poderá sediar um leilão para que diversos compradores possam disputar seu cartucho. Como a oferta inicial normalmente é fixada em um valor abaixo do que o normal no mercado, você corre o risco de acabar vendendo seu item de coleção a um valor menor que o esperado. Ou pode tirar a sorte grande e vendê-lo por um preço bem acima;

3 – Sites de vendas de usados: Se não quer se arriscar por leilões, pode vender diretamente em sites como o Mercado Livre ou o Enjoei, especializado no comércio de produtos usados. A dica de pesquisa de preços é especialmente valiosa aqui, já que provavelmente terá concorrentes vendendo itens iguais aos seus;

4 – Lojas que compram usados: Como um bom Konami Code, admitimos trapaça nesse item. Caso as opções acima não funcionem, nossa última recomendação é procurar lojas em sua região que compre usados para revenda. Essa é a pior de todas as opções, já que sem dúvidas o preço oferecido pela loja será bem inferior ao esperado. A opção se torna válida apenas se precisar se livrar de sua coleção rapidamente ou não tenha conseguido vender seu jogo por outros meios.

vender-jogos-antigos-gamestop

Está precisando vender sua coleção?

Se desfazer de uma coleção é quase sempre uma ocasião bastante triste, dependendo de sua ligação emocional com ela. Já precisou vender sua coleção no passado? Concorda com nossas dicas? Comente abaixo e nos conte sua experiência vendendo jogos antigos na web!

Veja também:

http://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2017/08/OldGames-1024x682.jpghttp://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2017/08/OldGames-150x150.jpgFilipe SallesGamesGames,HobbismoColeções possuem dois grandes valores: o emocional e o financeiro. Embora toda coleção começa como uma jornada afetiva por itens dos quais seja fã - sejam eles quadrinhos, jogos de tabuleiro ou videogames -, eles podem ser considerados investimentos ou até mesmo um 'fundo de emergência', vender jogos antigos...Uma fonte, muito conteúdo