Hércules, Xena, Conan, Red Sonja, Ryu e Chun-li. Cada personagem citado possui uma característica especial em comum: são fortes fisicamente, poderosos combatentes armados e lutadores de artes marciais formidáveis – quem nunca desejou ter as habilidades de pontos de pressão da Xena que ela paralisava os inimigos com um leve toque? O combate físico, especialmente corpo a corpo é o esporte favorito desses personagens e esse artigo vai tratar desses combatentes no RPG, os estilos de combatentes retratados nos jogos de interpretação e alguns exemplos que vemos em nossos filmes, séries e animações favoritas.

combatentes-no-rpg-conan

Guerreiros e artistas marciais

Um dos grandes espetáculos em fantasia medieval realmente é a presença de guerras entre espadachins, exércitos de cavalaria e as batalhas campais sendo valorizadas nas regras entre cavaleiro. Vemos esse show nas obras literárias como O Senhor dos Anéis e Guerra dos Tronos, além de filmes que seguem as histórias de cavalaria como as do Rei Arthur e sua fiel Excalibur.

combatentes-no-rpg-lutadores

Junto aos guerreiros armados com espadas e armaduras, há os artistas marciais, semelhantes aos monges de D&D, que vemos nos filmes do Jet Li ou animes como Street Fighter Victory, trazendo a intensidade das lutas corporais sem armas. O foco nesse estilo de personagem é o combate de mãos nuas, usando técnicas especiais e somente os punhos e pernas para lutar. Normalmente também manipulam algum tipo de energia interna ou externa que se pode chamar chichakra ou simplesmente energia espiritual, como vemos em animes famosos.

combatentes-no-rpg-streetfighter

Os principais combatentes no RPG

Uma pessoa envolvida com as artes da guerra e das batalhas tem habilidades com luta de mão armada ou desarmada e técnicas que causam danos potentes ou atingem mais inimigos sem precisar de energias místicas para esse fim. Iremos listar aqui alguns dos principais estilos de combatentes no RPG, não somente no jogo de fantasia medieval. Os mais comuns são os espadachins ou guerreiros que portam machados e lanças poderosas levando os oponentes à derrota.

Existem vários tipos de guerreiros dependendo da ambientação de RPG. Em um mundo medieval, personagens combatentes podem ser classificados como guerreiros mesmo, pois existe a classe voltada para personagens do gênero, adquirindo talentos e técnicas de luta e possuindo habilidades pré determinadas com todos os tipos de armas.

Os bárbaros são guerreiros mais selvagens e trazem a fúria da sanguinolência aos oponentes. Patrulheiros são os combatentes que misturam habilidades de rastreadores das florestas e algumas magias ligadas à sobrevivência em locais inóspitos, bem como os paladinos, os guerreiros consagrados pela fé nos deuses.

  • Guerreiro: são os personagens mais comuns na maioria dos cenários de fantasia medieval, eles são protagonistas do RPG “capa e espada”. No decorrer de sua evolução, ganham talentos variados de combate e técnicas especiais que, através de efeitos que alguns assemelham-se aos poderes sobrenaturais, causam mais estrago nos oponentes. Possuem grande habilidade com armas de praticamente qualquer tipo e capacidade de usar armaduras também de qualquer tipo, desde que possuam a resistência e força física para isso. combatentes-no-rpg-guerreiro
  • Samurai: um espadachim que pertence às tradicionais culturas orientais, personagens que vivem para servir aos seus mestres e aprender técnicas milenares de espada, coisa que valorizam muito em sua arte.

As habilidades desse tipo de guerreiro são técnicas aprendidas através do estilo de luta de famílias tradicionais, podendo valorizar a velocidade, a força dos golpes ou mesmo ataques que são usados somente com o cabo da espada, geralmente a katana. O fato mais interessante desse tipo de personagem é a honra ao seu mestre e a satisfação em servi-lo.

Em contrapartida, personagens femininos como samurais são vistos como negativo para as sociedades mais rígidas. Porém, não impede que hajam mulheres fortes e ousadas que burlam essas tradições e aprendem a arte do Bushido.

combatentes-no-rpg-samurai

  • Artista Marcial: chamados de monges ou simplesmente artistas marciais, personagens com essas técnicas podem aprender as artes marciais de várias maneiras, canalizando também a energia vital conhecida como Chi.

Eles aprendem a carregar essa energia em seu corpo após anos de treinamento, usando-as em momentos de necessidade. Os artistas marciais aprendem técnicas e vantagens de usar essa energia para dar saltos maiores que o normal, equilíbrio físico e mental sobre determinados desafios e até golpes especiais como o clássico Hadouken.

combatentes-no-rpg-monge

  • Soldado: em prol de governantes de seu reino ou nação, os soldados seguem as ordens militares e de sua pátria como motivação para a vida. Os mais fervorosos obedecem até comandos injustos de governantes tiranos e até cruéis se for para honrar a bandeira do reino ou seu soberano.

Esse tipo de personagem adquirem habilidades de combate formidáveis ao lutarem em grupo com outros soldados, semelhante aos espartanos do filme 300 e muitos outros desse estilo. As batalhas em grupo tornam os soldados adversários formidáveis.

combatentes-no-rpg-soldado

  • Gladiador: é nas arenas que esse guerreiro mostra sua força e beleza em combate. Também podemos incluir lutadores de artes marciais nesses torneios sangrentos de vida ou morte nessa categoria. Diferente dos soldados, sua excelência está nos embates singulares ou combates entre pequenas equipes.

combatentes-no-rpg-gladiador

  • Duelista: Esses são guerreiros mais “pomposos”, como os mosqueteiros ou espadachins que misturam a arte do duelo formal com regras mais esportivas com sabres, floretes e até armas de fogo, dependendo das regras estabelecidas. Muitos aristocratas tinham tal costume para resolver disputas pessoais ou políticas da côrte e personagens jogadores desse tipo são exímios exibicionistas e não fogem de um bom duelo.

combatentes-no-rpg-duelista

  • Cavaleiro: os grandes servos dos reis, rainhas, imperadores e imperatrizes, são os mais consagrados militares do exército de um reino ou império e possuem também reconhecimento do povo pela posição social.

Ser um cavaleiro é ao mesmo tempo uma posição militar e status extremamente valorizado em histórias medievais. Tem um significado, juramentos e visão de que os cavaleiros tem um valor simbólico para o reinado e o respeito de muitos, mesmo que não sejam personagens realmente honrados.

combatentes-no-rpg-cavaleiros

  • Bárbaro: o selvagem e sanguinolento guerreiro que traz a fúria e a fome de matança como forma de causar mais danos em seus inimigos. A fúria do bárbaro é uma característica muito eficaz em combate, pois quando aciona essa característica, seus ataques ficam mais mortais.

combatentes-no-rpg-barbaro

  • Patrulheiro: também conhecido como ranger, é um guerreiro que une as técnicas de sobrevivência na floresta ou em outras regiões que seja tema de seu treinamento e a capacidade de lutar.

Ele também possui algumas habilidades mágicas relacionadas à natureza. O foco dessa classe está na variedade de habilidades e vantagens combativas que dão a esse personagem um lugar na categoria de ótimo combatente.

combatentes-no-rpg-patrulheira

  • Paladino: o servo sagrado dos deuses, combatente com a fé verdadeira em seu coração. Tem habilidades combativas eficazes especialmente contra alvos de tendência oposta ao deus ou deusa que o personagem serve.

combatentes-no-rpg-paladino

Qual tipo de combatente no RPG mais gosta de interpretar?

Essa foi uma pequena lista trazendo os principais conceitos de combatentes no RPG, especialmente voltado para fantasia medieval, mas nada impede de colocar em algumas categorias guerreiros contemporâneos que sejam soldados militares, lutadores de artes marciais, dentre outros. Mas queríamos mostrar a variedade de conteúdo sobre os estilos de combatentes no RPG.

E vocês, quais são os tipos de combatentes no RPG que mais gostam de jogar? O bárbaro com sua fúria? A guerreira determinada com suas várias técnicas e talentos? O samurai e suas técnicas milenares passada de geração a geração por seus mestres? Escolham qual o seu preferido e conte para gente sobre o melhor personagem combatente que já fez!

Leia também no Hobbismo:

Desejamos a todos uma…

combatentes-no-rpg-vidalonga

http://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/08/RPG-1024x610.jpghttp://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/08/RPG-150x150.jpgRick ValerioRPGcombatentes no RPG,RPGHércules, Xena, Conan, Red Sonja, Ryu e Chun-li. Cada personagem citado possui uma característica especial em comum: são fortes fisicamente, poderosos combatentes armados e lutadores de artes marciais formidáveis - quem nunca desejou ter as habilidades de pontos de pressão da Xena que ela paralisava os inimigos com um...Tudo sobre seus hobbies em um só lugar!