De vez em quando, a complexidade nas regras de um boardgame pode não ser a coisa que você mais procura. Porém há aqueles dias onde tudo o que queremos é nos aprofundar nas estratégias, narrativas, deduções e papelada que apenas um jogo de tabuleiro bem completo pode nos oferecer. É claro que decidimos separar cinco títulos onde a compreensão da longas regras é um papel fundamental em sua jogabilidade, mas que recompensa as pessoas a se aventurarem pelo seu intrigante mundo. Vamos conhecer os melhores boardgames complexos que valem aquele dia de jogatina!

1. Twilight Imperium

Grandes disputas de poder embalam a jogatina neste boardgame interestelar de criação de império. Aqui, os jogadores devem realizar negociações, se enfrentar em combates armados, e até mesmo evoluir tecnologicamente. O tabuleiro é enorme, utiliza-se de pequenas partes que vão se juntando para formar toda uma galáxia. São centenas de cartas e muitas miniaturas para criar uma forma de War muito mais complexa. Suas partidas duram facilmente mais de duas horas, isso sem contar o tempo para aprender o jogo.

boardgames-complexos-twilight

2. Dark Souls: The Board Game

Se o jogo de videogame já não é fácil, imagine então um jogo de tabuleiro com dezenas de páginas de regras e detalhes. Dark Souls é todo baseado em miniaturas e exploração. Seu foco é cooperativo para até quatro jogadores com vários mini-bosses e chefões para atrapalhar seu caminho.

Todo o combate é feito via cartas e tanto sua barra de vida quanto a de stamina são a mesma. Ou seja, quanto mais apanhar, mais difícil será se movimentar no tabuleiro. Todo o ambiente tem como referência os três games da série, garantindo uma imersão instantânea para qualquer fã.

boardgames-complexos-darksouls

Dica: Conheça outros incríveis boardgames baseados em videogames!

3. A Game of Thrones: The Board Game

Fãs do seriado e dos romances estarão em casa com esta ótima adaptação para os tabuleiros. Há tanta coisa para se fazer neste jogo que é simplesmente fácil se perder no meio de tudo. Aqui o que rola é um jogo de guerra, envolvendo expansão territorial, conquistas, combates e consolidação.

Para se consagrar vencedor, a pessoa precisa dominar grande parte das cidades e terrenos em Westeros. Há dois campos de batalha: enquanto que os exércitos gladiam no mapa em si, jogos de poder ocorrem para controlar três áreas de influência durante o Clash of Kings (uma rodada apenas entre os líderes). Há muitas regras, porém, o mais importante é a facilidade de imersão que acontece assim que os dados começam a rolar. Sem contar que o jogo possibilita todo tipo de intriga e alianças espúrias, da mesma maneira que acontece nos livros de George R. R. Martin.

boardgames-complexos-gameofthrones

4. Through the Ages: A New Story of Civilization

Um jogo onde civilizações devem ser construídas do zero e onde cada jogador precisa administrar seus recursos, descobrir novas tecnologias, eleger os líderes certos e preparar um exército competente para sua defesa. Na versão revisada de Through the Ages, cada movimento deve ser perfeitamente planejado, sempre tentando enxergar vários turnos a frente. As partidas podem levar mais de 180 minutos, com dezenas de cartas e decisões a serem jogadas. Tudo se passa durante eras importantes da história, o vencedor será aquele cuja nação tiver o maior nível de cultural ao fim da era moderna.

boardgames-complexos-tta

5. Great Western Trail

Com uma ambientação focada na América do Norte no século 19, Great Western Trail oferece muitas opções estratégicas aos jogadores com grande vontade na imersão de sua narrativa. Você joga como um rancheiro e repetidamente conduz seu rebanho entre o Texas e Kansas City.

Há a necessidade de manter cada peça de seu rebanho em boas condições, aumentando seu valor com cartas e ainda o protegendo de armadilhas e desventuras. A melhor parte aqui é como todo o terreno vai se formando com o caminhar da jogatina, oferecendo oportunidades e possibilidades estratégicas. O jogador também pode  contratar profissionais como vaqueiros e engenheiros para ajuda-lo a conquistar a vitória. As partidas duram em média mais de uma hora, mas são os pequenos detalhes que tornam esse um dos melhores boardgames complexo na hora de ensinar novatos.

boardgames-complexos-westerntrail

Quais outros boardgames complexos você indica?

Jogar títulos difíceis e imersivos é uma parte essencial de qualquer fã de jogos de tabuleiro. Se perder nas regras e detalhes faz com que toda a experiência seja única, dando aquela vontade de jogar novamente para se familiarizar cada vez mais com a jogabilidade e estratégia presente em cada dado, meeple e carta. Qual outro jogo você considera complexo para aprender e ensinar? Discorda de algum de nossa lista? Deixe nos comentários e participe da discussão!

http://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/04/01-4-1024x451.jpghttp://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/04/01-4-150x150.jpgRicardo SyoziBoardgameBoardgame,Dark Souls: The Board Game,Game of Thrones: The Board Game,Great Western Trail,Through the Ages,Twilight ImperiumDe vez em quando, a complexidade nas regras de um boardgame pode não ser a coisa que você mais procura. Porém há aqueles dias onde tudo o que queremos é nos aprofundar nas estratégias, narrativas, deduções e papelada que apenas um jogo de tabuleiro bem completo pode nos oferecer....Uma fonte, muito conteúdo