“Background é uma palavra em inglês que pode ter vários significados, dentre eles, experiência, fundo, antecedentes, plano de fundo, contexto, ambiente, circunstâncias, meio, educação, entre outros significados”, segundo o dicionário. Na linguagem rpgistica, o termo fala sobre a história dos personagens no RPG ou sobre os fatos do cenário que está jogando.

Antes de missões perigosas,  o que fez o guerreiro sair de seu vilarejo para desafiar os tiranos e monstros do mundo? Quais as razões do mago sair de sua torre para adquirir conhecimento místico? Ou por que a ladina decidiu se vingar de seu antigo bando de ladrões? Todas essas questões podem se resumir a uma quando falamos sobre a criação do background de personagens no RPG: o que impulsiona os aventureiros a aventurar-se?

A história bem contada de um personagem traz inúmeras possibilidades de interação com o cenário e com a campanha narrada. Um bom plano de fundo conta sobre a forma como o personagem age, pensa e usa suas técnicas especiais. Ele também explica, por exemplo, o porquê dele ter ódio do vilão e desejar vingança à qualquer custo.

Afinal, quem seria louco de sair em um mundo com um número alto de mortalidade devido às criaturas perigosas à solta sem um bom motivo? Mesmo que um jogador decida que seu personagem tenha conquistas e recompensas como motivação para se aventurar, é interessante pensar sobre como surgiu esse interesse do personagem.

O que o fez querer glória e riquezas? Uma vida de muitas restrições materiais? Ser descendente de um grande herói e querer provar ser melhor que seu parente? São inúmeros motivos que podem ser trabalhados na campanha dos personagens no RPG e falaremos um pouco mais deles logo abaixo.

background-de-personagens-no-rpg

A motivação para aventurar-se

Motivação é um impulso e uma força que um indivíduo desenvolve para atingir seus objetivos. O termo deriva das palavras “motor+ação”, formando o termo que estamos falando. O que faz o personagem implicar-se no cenário de campanha, sair rumo às aventuras e perigos que o mundo oferece? No desenho animado da Disney “Mulan”, ambientado na China antiga, o líder de um exército de hunos invade o país, ultrapassando a grande muralha chinesa.

Por isso, com a eminência de uma guerra, todos os homens de cada família são recrutados para o exército com o objetivo de lutar pela nação. Entretanto, com a saúde debilitada do pai, a jovem Mulan rouba a armadura que pertence a ele, se disfarça como um homem e foge, adentrando no corpo militar do império chinês. Isso significava que Mulan, por ser uma mulher, poderia desonrar sua família caso seu gênero fosse revelado e ser interpretada como uma criminosa perante sua sociedade.

Seguindo o exemplo acima, a motivação da personagem é o amor ao pai e a vontade de proteger sua família, trazendo os aspectos de honra e as relações entre homens e mulheres de uma ambientação tão rígida em suas tradições. A motivação que envolve a protagonista está além da devoção, mas também está em provar algo ao mundo, como a importância do respeito ao espaço feminino e que mulheres podem ser tão fortes e habilidosas quanto os homens, desconstruindo padrões sociais num cenário completamente voltado ao masculino.

Assim, a motivação de cada personagem está em sua história pessoal, contexto de vida e os sentimentos que os fazem sair de seu espaço protegido do lar para se aventurar no mundo perigoso e cheio de intrigas. Confira esse artigo e conheça algumas das principais motivações usadas em cenários de RPG!

background-de-personagens-no-rpg-mulan

Background do cenário facilitando a história dos personagens

Em Tormenta RPG, os jogadores estão inseridos no mundo de Arton, um cenário de fantasia medieval cheio de elementos de Alta Fantasia, como montanhas flutuantes e robôs gigantes com elementos mágicos, como nos animes Guerreiras Mágicas de Rayearth e The Vision of Escaflowne. Nesse mundo, existem todos os elementos comuns de fantasia medieval: raças fantásticas, magia, dragões, tesouros e ambientes fantásticos para os jogadores e narradores descobrir e explorar em suas campanhas.

O diferencial de Tormenta RPG é que existe um fenômeno perigoso que pode derrotar até mesmo os deuses de Arton. Trata-se de uma tempestade demoníaca que devora partes do mundo onde ela surge e, por isso, foi nomeada pelos sábios estudiosos de Tormenta. Os jogadores, além de lidar com as intrigas e perigos de um mundo fantasioso, enfrentam esse fenômeno, ou seja, o protagonista do mundo acaba sendo a Tormenta e os jogadores são seus desafiantes, mesmo que seja somente na busca pela sobrevivência.

Neste RPG, o cenário tem um background próprio que auxilia os jogadores e adaptarem seus históricos: a jogadora teve que lidar com a perda de sua nação tomada pela tempestade maligna ou um vidente informou que o personagem do jogador seria a última esperança de derrotar um dos grandes demônios da Tormenta, por exemplo. Torna-se relativamente mais fácil adaptar o histórico do personagem de um mundo que já tem um tipo de “inimigo do mundo”, pois esse mesmo perigo acaba afetando todo o cenário e seus povos, incluindo onde os jogadores podem iniciar suas aventuras.

background-de-personagens-no-rpg-tormenta

Dificuldades em criar backgrounds de personagens

Para jogadores mais focados em desenvolver a história dos personagens ou do jogo, essa tarefa não é tão difícil. Uma vez que o foco da diversão desse tipo de jogador é justamente o que está à volta do personagem e como pode ser interessante inserir-se nesse contexto, os desafios do jogo acabam sendo um fator complementar para o jogador.

Já aqueles que preferem o “aqui e agora” da mesa, desafiando os perigos para ganhar experiência e se tornar mais forte podem ter um pouco mais de trabalho no desenvolvimento de um background. Parte do problema com esse tipo de jogador pode ser a própria criatividade, já que seu foco é aproveitar a jogabilidade e mecânicas e viver as aventuras do cenário criado pelo mestre.

Mas isso não é algo que deva ser visto como negativo, afinal, o RPG é diversão e todos têm espaço para jogar e se divertir com o hobby.  A leitura de livros e outras mídias é fundamental para auxiliar na criatividade e, se esse jogador for do tipo que não curte criar nada complexo, com um pouco de dedicação, pode surgir algo muito interessante para todos.

background-de-personagens-no-rpg-jogadores

O clássico exemplo da perda de memória é uma das formas mais usuais de background, colocando o personagem caminhando pelo mundo de forma solitária, tentando encontrar respostas para saber as razões de estar onde está ou o porquê estar carregando uma espada mágica poderosa. Em um cenário futurista, uma androide com um chip em seu cérebro que retirou toda sua vida passada e a tornou uma espiã trabalhando para uma grande organização ditadora no planeta onde habita.

Background do cenário vs. background fora de contexto

Em alguns momentos podem ocorrer pequenos desentendimentos acerca do que está sendo tratado numa mesa de RPG. Isso ocorre em determinadas situações, como um personagem que foi criado como algo completamente fora do contexto ou seguindo o tema da narrativa. Por exemplo, um super herói que voa e usa a “sunga” em cima das calças numa campanha de terror vitoriano, ou uma nave interplanetária como em Star Wars em uma narrativa de Vampiros no Mundo das Trevas.

Há jogadores que acabam querendo extravasar demais na criatividade, sem pensar no contexto ou na proposta da mesa em questão. Claro que há possibilidade de criarmos muita coisa e o RPG está aí para exercemos isso, mas tudo tem limites. Se o cenário é medieval fantástico e o narrador dá o “aval” para criar o que a mente louca do jogador quiser, então a única coisa que pode limitar a imaginação para esse personagem é a sua própria mente.

Mas se há uma mesa temática onde é necessário bom senso na hora da criação, é importante que isso seja respeitado para que não destoe da proposta da mesa e acabe atrapalhando a diversão no jogo. É sempre divertido trazer à “vida” os personagens que desejamos interpretar, pensar na forma como a personagem pensaria e agiria, usar os variados poderes e habilidades especiais e sobrenaturais, entretanto, parâmetros são necessários para que haja um equilíbrio nas aventuras, nos desafios e sensações de fazer parte de uma história empolgante a ser contada por todos.

Leia também no Hobbismo:

E vocês aventureiros, qual o background mais interessante que já usaram em seus personagens? E qual o menos interessante? Afinal,  estamos aqui para aprender e melhorar também como rpgistas. Conte para gente se teve alguma dificuldade com jogadores “preguiçosos” com seus backgrounds.

E desejamos a todos…

background-de-personagens-no-rpg-vida

http://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/06/pxlbbq-dissidia-final-fantasy-nt-banner-1024x576.jpghttp://hobbismo.com.br/wp-content/uploads/2018/06/pxlbbq-dissidia-final-fantasy-nt-banner-150x150.jpgRick ValerioRPGRPG'Background é uma palavra em inglês que pode ter vários significados, dentre eles, experiência, fundo, antecedentes, plano de fundo, contexto, ambiente, circunstâncias, meio, educação, entre outros significados', segundo o dicionário. Na linguagem rpgistica, o termo fala sobre a história dos personagens no RPG ou sobre os fatos do cenário...Tudo sobre seus hobbies em um só lugar!